TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Controladoria

Pesquisas Acadêmicas: Atps Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Aula- tema: Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller, Sistema de Informação de Controladoria

Passo 1

Realizar uma pesquisa em livros e na internet sobre o tema: O papel de um controller e o emprego de um sistema de Informação, elaborar um fichamento dos conceitos encontrados e quais os pontos similares de cada um deles. Para isso, leia o seguinte artigo:

• BORGES, Tiago Nascimento; Parisi, Claudio; Gil; Antônio de Loureiro. O Controller como gestor da Tecnologia da Informação: realidade ou ficção? 2005

• ORO. Ieda Margarete; CARPES, Antônio Maria da Silva; DITTADI, Jadir Roberto. O perfil do profissional de controladoria sob a ótica do mercado de trabalho

brasileiro.2007

Analisando o papel de um controller, podemos dizer que o profissional de Controladoria, deve ter um conhecimento amplo na área contábil, ter domínio dos procedimentos da empresa que irá atuar e ter conhecimento também na área da Tecnologia da Informação (TI), pois sua participação neste caso está cada vez mais presente e necessária para saber chegar aos resultados esperados e junto com os profissionais técnicos do TI, andarem alinhados para cada vez o sistema trabalhar para os usuários e não ao contrário.

A controladoria surgiu em grandes corporações norte-americanas, estas fortemente influenciadas por três fatores: verticalização, várias empresas com controle centralizado, diversificação, grupos atuando em segmentos diversos do mercado, expansão geográfica, a globalização dos mercados tinha início.

“A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos a gestão econômica” Mossimann, Alves e Fisch.

Podemos dizer então que a Missão da Controladoria é de otimizar os resultados econômicos da empresa, interagindo com as demais áreas, zelar pela continuidade da empresa e assegurar a Otimização do Resultado Global.

Sua finalidade é garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia empresarial.

O sistema de informação, é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e tradução em informações, para o seu produto, permitir às organizações o cumprimento de seus objetivos principais.

Planejamento: estabelecer e manter; plano integrado para operações; consistência com objetivos e metas; curto e longo prazo; analise e revisão constante; comunicado aos vários níveis de gerencia; sistema de comunicação apropriado.

Controle: desenvolver,

Passo 2

Discutir com o grupo os conceitos pesquisados, respondendo aos devidos questionamentos abaixo elencos:

1. O que se compreende por controladoria?

Podemos dizer que controladoria é como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de administração, economia, psicologia, estatística e principalmente da contabilidade, que se ocupam da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para eficácia e obter resultados (lucro).

2. Qual o papel do controller na Era da Informação?

O controller deve ter alguns pontos importantes como: Conhecimento de conceitos de outras disciplinas, como administração. Economia, estatística, informática, zelo pela continuidade da empresa, viabilizando sinergias para o alcance de resultados conjuntos superiores aos obtidos independentemente, conhecimento do ramo de atividade ao qual a empresa faz parte, assim como dos problemas e vantagens que afetam o setor, conhecimento da história da empresa e identificação com seus objetivos, metas, politicas, problemas básicos e possibilidades estratégicas, habilidade na análise de dados contábeis e estatísticos, base direcionada de suas ações, além de ser racional, possuir visão voltada para o futuro, visão econômica, iniciativa, iniciativa, ter uma boa comunicação, ser sintetizador, persistente, cooperação, consciência de próprias limitações, etc.

Podemos dizer que o papel do controller também é o monitoramento do plano de ação da empresa,

3. Como a Tecnologia da Informação vem auxiliando o controller?

A TI nas organizações auxilia em buscar vantagens competitivas, busca-se a redução de custos por meio da automação e aumento da eficiência de processos e diminuição de tempo nos processos, também ajuda na melhoria da qualidade das informações disponíveis para os gerentes médios, de maneira que possam controlar melhor as operações.

Com o sistema de informação integrado as informações chegam mais rápido e com isso a redução de tempo para execução de trabalho também reduz, fazendo com que os usuários tenham mais tempo para aplicar em outras coisas e em analises.

4. Para Kanitz (1977) quais os sistemas que cabem ao controller implementar?

Kanitz, enfatiza que o controlador pode ter diversas funções, mas isso depende das dimensões e da filosofia que orienta seus dirigentes. O mesmo autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com