TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Controladoria

Trabalho Universitário: Atps Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

mantê-la sempre competitiva.

1. Qual o papel do controller na Era da Informação?

Os modernos conceitos de Controladoria indicam que o “controller” desempenha sua função de controle de maneira muito especial, isto é, ao organizar e reportar dados relevantes, exerce uma força ou influência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa.

O Controller ele tem um papel fundamental na formulação e no controle do planejamento estratégico da empresa, sendo assim ele fornece aos gestores os dados necessários da companhia e seu desempenho no setor possibilitando assim a análise das forças e fraquezas e também auxiliando na formulação das estratégias de desenvolvimento. Portanto o controller tem uma visão mais direcionada para o futuro.

2. Como a Tecnologia da Informação vem auxiliando o controller?

Vem auxiliando como principal instrumento para demonstrar de dados necessários para as tomadas de decisões dos gestores.

3. Para Kanitz (1977) quais os sistemas que cabem ao controller implementar?

Informação – compreende os sistemas contábeis e financeiros da empresa;

Motivação – refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento das pessoas diretamente atingidas;

Coordenação – assessoria e proposta de soluções que o Controlador presta à direção da empresa;

Avaliação – interpretação e avaliação dos resultados;

Planejamento – determina se os planos são consistentes e viáveis e se podem servir de base para avaliação posterior; e

Acompanhamento – consiste em acompanhar de perto a evolução dos planos traçados.

4. Quais as qualidades indispensáveis ao controller?

Ser capaz de prever os problemas que possam surgir e de coletar as informações necessárias para se tornarem decisões. O controller é, antes de tudo, um executivo do “staff” cuja principal função é obter e interpretar os dados que possam ser úteis aos executivos na formulação de uma nova política empresarial e, especialmente na execução dessa política. Não deve o Controller esperar que os outros executivos lhe solicitem orientação. Deve prever as necessidades de cada um deles e com eles procurar os meios para atendê-los.

Ser capaz de prever o aparecimento de problemas nos diferentes departamentos, bem como de providenciar os elementos para as soluções devidas.

Fornecer as informações na linguagem do executivo que as receba. Tais informações podem variar desde complicadas tabelas estatísticas até relatórios resumidos em poucas linhas.

Traduzir os fatos e estatísticas em gráficos de tendência e em índices, uma vez que números isolados não auxiliam a administração da empresa. Não basta afirmar que as vendas de abril foram foram inferiores à março; é necessário mostrar o comportamento dessas vendas frente às estimadas, com as vendas globais do setor em função da força de venda da empresa, etc. Uma vez resumidos todos os dados, um resultado aparentemente desfavorável pode mostrar-se muito favorável.

Ser capaz de analisar os dados do passado sem perder a vista que só com os devidos ajustes tais análises poderão servir de base para as providencias futuras.

Dar informações e fornecer relatórios quando solicitados, de uma forma rápida, pois no mundo dos negócios tudo ocorre muito rápido e com urgência.

Assumir a condição de conselheiro e não de crítico.

Ser imparcial.

Ser capaz de “vender” suas ideias aos demais executivos da empresa.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »