TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Controladoria

Trabalho Escolar: Atps Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS CONTROLADORIA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Professor Esp. Rafael da Silva de controladoria, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Uniderp – CAMPUS II, como requisito de avaliação.

Ciência Contábil consiste em controlar todos os aspectos temporais, ou seja, passado, presente e futuro, e como ciência social estabelece um canal de comunicação entre os entes envolvidos. Sendo que a sua relação com a controladoria é preconizada no momento em que há implantação, desenvolvimento, aplicação e coordenação de todos os mecanismos inerentes à ciência contábil, no contexto inter organizacional (PADOVEZE, 2003).

Para Tung (1993) a controladoria funciona como setor de observação e controle da administração. È por meio dela que dados e informações serão minuciosamente detalhado com o intuito de detectar possíveis dificuldades de estrangulamento na capacidade de geração de resultados.

A Johnson & Kaplan (1987) foram contundentes em sua critica, ao referenciarem que os sistemas contábeis estavam defasados, sendo inadequados ao atual ambiente. Refletindo diante desta observação e fazendo-se uma leitura da contabilidade tradicional, onde os dados têm origem no passado e a informação construída no alicerce dos princípios fundamentais de contabilidade e no atendimento fiscal, há certa verdade na provocativa.

Segundo Iudicibus (1998) todo procedimento executado “sob medida” em relatório contábil com a finalidade de atender e contribuir para o processo decisório, é intitulado contabilidade gerencial.

Peleias (2002) define Controladoria como uma área da organização à qual é delegada autoridade para tomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão. contabilidade evolui naturalmente para um conceito denominado controladoria. Essas novas dimensões que ciência contábil adquiriu com o passar do tempo, contribuíram diretamente para o surgimento do departamento administrativo de controladoria, permitindo projeções e simulações de cenário futuro nas organizações.

A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.

controlaria é a unidade administrativas com a missão de apoiar o processo de gestão no cumprimento de suas tarefas. Frente a esta constatação devera conta com um profissional capaz de articular, compor e agregar dentro do ambiente, de modo a gerir a informação de forma eficiente e eficaz, para responder aos desafios da gestão.No final da década de 70, destacava os primeiros controladores. Os profissionais de controladoria na visão de Figueiredo e Caggiano (1997) mencionam que o campo de atuação dos profissionais de controladoria requer um conhecimento multidisciplinar, no qual assumem o papel d e um gestor responsável pelo gerenciamento do sistema de informação. O controller da suporte ao processo de tomada de decisões, produzindo relatórios que traduzam adequadamente a realidade patrimonial financeira e econômica da empresa.

Para Kanitz (1977), a função básica do controlador consiste em dirigir na maioria das vezes implantarmos os sistemas que compreende:

a) Informação: Compreende os sistemas contábeis e financeiros da empresa, sistemas de pagamento e recebimento, folha de pagamento, etc.;

b) Motivação: Cabe a ele prever o efeito de novos sistemas de controle sob o comportamento das pessoas diferentemente atingidas;

c) Coordenação: o controlador é o primeiro a tomar conhecimento de eventuais inconsistências dentro da empresa;

d) Avaliação: interpretar os fatos e avaliar se determinado resultado é bom. E, em caso negativo, identificar os pontos que precisam ser corrigidos;

e) Planejamento: Avaliar o passado é uma das primeiras etapas para planejar o futuro;

f) Acompanhamento: Consiste em acompanhar de perto a evolução dos planos traçados;

No sistema de informações, controller é o gestor responsável pelo Departamento de Controladoria. Seu papel básico é zelar pelo processo, controle e sistema de informações gerenciais, econômicas e financeiras da organização, visando às sinergias entre áreas e à agregação de valor.

O conceito de Siegel, Shim e Dauber (1997 pud BEUREn 2002) citam que as ultimas décadas têm sido de transformações constantes e rápidas n mundo dos negócios, fatos esses que vieram incrementar as funções do controller.

Torna-se evidente que o objeto da controladoria é fazer com que a atividade da empresa seja medida e avaliada, e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser maior e, na seqüência, apontar as devidas correções nas atividades.

Para um melhor entendimento do assunto, buscou-se identificar o que se requer dele sobre conhecimento ligados a contabilidade societária e financeira, da área gerencial, sobre assuntos internacionais, tecnologia da informação e conhecimentos vinculados as áreas de administração, economia e finanças.

Foram identificados alguns conhecimentos necessários ao desempenho das atribuições em funções ligados a contabilidade societária e financeira. As atribuições estão listados nos anúncios nos níveis operacional, gerencial e estratégico. Os profissionais da controladoria desempenham funções em todas as etapas do processo de gestão: no planejamento, execução e controle (Calijuri, Santos e Santos, 2005).

O controller tem conhecimento relativos á administração, Economia e Finanças. O destaque foi para matemática financeira no nível operacional. Com relação ao nível gerencial, conhecimento de matemática financeira e recursos humanos. No nível estratégico, a área recursos humanos foi a mais solicitada. Outras competências que detém, é o domínio de línguas estrangeiras, formação acadêmica e tempo requerido pelo mercado no que tange a experiência profissional. A controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.

A Sua função principal na organização é manter o executivo principal da companhia e os demais usuários informados sobre os rumos que ela (empresa ou área) está tomando e sobre quais os pontos que, porventura, podem estar ou ficarão enfraquecidos, caso não sejam realizadas ações imediatas.

Portanto Em um modelo de gestão participativo, todas as áreas recebem metas desmembradas pela alta administração. Essas metas para as áreas estão amarradas com a meta global da empresa, estabelecida pela missão da organização. As informações são disseminadas para todas as áreas e cada área é responsável pelos seus resultados, tomando decisões dentro do seu campo de atuação e conhecimento.

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »