TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Controladoria

Dissertações: Atps Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Introdução 2

O Papel da Controladoria 3

Missão 4

A Controladoria na Organização 5

Estrutura da Controladoria 6

Entendendo melhor a estrutura administrativa 7

Implantação da Controladoria 9

Bibliografia 13

Introdução

Neste trabalho temos como foco a controladoria e sua implantação nas organizações e quão importante é esta ferramenta para tomada de decisão, como veremos no decorrer deste trabalho a controladoria tem como missão zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global, como esta importante ferramenta o controller da empresa fará de maneira eficaz melhor controle e visão dos resultados da empresa já obtidos e os desafios que poderão aparecer para se projetar o alcance de novas metas visando um crescimento e melhor expansão de mercado tendo um controle não so apenas da sua organização mas das suas concorrentes tambem podendo saber em que produto ou serviço se deve focar apara se alcançar as metas traçadas em seu planejamento.

O Papel da Controladoria

A função e a responsabilidade do executivo financeiro têm mudado, devido o aumento da complexidade na organização das empresas, o grau elevado de interferência governamental por meio de políticas fiscais e, principalmente, a demanda por melhores práticas de gestão.

Por essas razões, a separação entre a função contábil e a função financeira foi o caminho lógico a ser tomado e, nesse período, ocorreu o nascimento e desenvolvimento de uma função diferenciada de controladoria.

A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica e pode ser visualizada como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos vindos de outras ciências ou como um órgão administrativo com missão, função e princípios norteados definidos no modelo de gestão do sistema da empresa.

"A missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global". (CAGGIANO, 2004, p. 26).

O órgão administrativo controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. O controlador é o chefe da contabilidade, aquele que supervisiona e mantém os arquivos financeiros formais da empresa, embora suas funções não tenham que se restringir apenas as funções contábeis. Além disso, ele aumenta sua atuação e utiliza da contabilidade em aplicações gerenciais.

A controladoria não pode ser vista como um método que ensina como fazer, mas sim, como ramo do conhecimento responsável por estabelecer toda base conceitual e como um órgão administrativo que responde pela propagação de conhecimento, modelo e implantação de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica que possam sanar as necessidades de informações dos gestores. Afim de contribuir com os mesmos durante o processo de gestão auxiliando a tomada de decisões corretas e eficientes.

"A controladoria é uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica, no entanto, ela não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos, mas busca induzi-los à otimização do resultado econômico". (CATELLI, 2001, p. 346).

Cada gestor é responsável por seus resultados e a controladoria é responsável pela coordenação, organização e fiscalização de sua área econômica.

Missão

Dentro das organizações é enfatizada a importância das equipes que alcançam seus objetivos, assim a missão da controladoria é dar suporte a gestão da empresa, para que atinge suas finalidades, com a obtenção de resultados econômicos, vindo através da conseqüência de decisões tomadas sob a perspectiva de gestão econômica.

Na visão de CATELLI (2007; p. 173):

“A controladoria tem as missões de viabilizar e otimizar a aplicação dos conceitos de gestão econômica dentro da empresa e otimizar resultados da empresa. A diferença entre o resultado que a empresa teria sem uma controladoria estruturada para atender aos preceitos da gestão econômica e o resultado que a empresa teria com uma controladoria estruturada nos moldes da gestão econômica corresponde ao valor agregado por ela e para a empresa.”

Assim diz Catelli (2007), para que a missão seja cumprida, os objetivos devem ser claros e viáveis onde é estabelecido:

• Promoção da eficácia organizacional;

• Viabilização da gestão econômica;

• Promoção da integração das áreas de responsabilidade

No ponto de vista do mesmo autor, a Controladoria, quando contribui na área de responsabilidade e ligado com as demais para se cumprir a missão e continuidade da organização, tem como filosofia de atuação, que são eles:

 coordenação de esforços visando a sinergia das ações;

 participação ativa do processo de planejamento;

 interação e apoio as áreas operacionais;

 indução as melhores decisões para a empresa como um todo;

 credibilidade, persuasão e motivação;

Uma vez que o sucesso da organização seja atingido pela conciliação de todas as ações desempenhadas na organização, pode notar que as áreas estão atendendo a estratégias que é estabelecida pela controladoria.

A Controladoria na Organização

De acordo com Padoveze (2007) citando Francia (1991), o controller tem como posição de apoio na administração, sendo responsável por todo processo de informações realizadas pela contabilidade, devido a responder aos diretores administrativos ou financeiros, todas as informações de recursos que denomina como tesoureiro a sua função.

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com