TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Letramento E Alfabetização

Trabalho Escolar: Atps De Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 2

Letramento e alfabetização

No Brasil, uma fusão dos dois processos (letramento e alfabetização), com prevalência do conceito de letramento, acaba por diluir a especificidade de cada um dos dois fenômenos.

Alfabetização é saber ler e escrever. É a aquisição do sistema convencional da escrita.

Letramento é saber dominar com competência e habilidade a leitura e a escrita, isto é, fazer uso da leitura e da escrita. É o desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.

Alfabetização e letramento são processos de natureza fundamentalmente diferentes, que requerem conhecimentos, habilidades e competências específicos, que implicam formas de aprendizagem diferenciadas e, consequentemente, procedimentos diferenciados de ensino. São interdependentes e indissociáveis. Os dois processos são simultâneos.

As muitas facetas do letramento: participação das crianças na cultura escrita, em experiências variadas com a leitura e a escrita, interação com diferentes tipos e gêneros de material escrito.

As muitas facetas da alfabetização: consciência fonológica e fonêmica, identificação das relações fonema–grafema, habilidades de codificação e decodificação da língua escrita, conhecimento e reconhecimento dos processos de tradução da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita, entre outras.

Causas para a perda da especificidade do processo de alfabetização:

1) O sistema de ciclos que traz uma diluição ou uma preterição de metas e objetivos a serem atingidos2) O princípio da progressão continuada;

3) A mudança e o não entendimento conceitual a respeito da aprendizagem da língua escrita.

A criança, na perspectiva psicogenética (visão interacionista), é capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, isto é, interagindo com material “para ler” e, não com material artificialmente produzido para “aprender a ler” sendo as dificuldades da criança ser vistas como “erros construtivos”, resultado de constantes reestruturações

A reinvenção da alfabetização

A concepção de aprendizagem da língua escrita é mais ampla e multifacetada que apenas a aprendizagem do código, das relações grafofônicas;

A entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento.

Conclusão:

A alfabetização deve ser entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e, se desenvolver num contexto de letramento, na etapa inicial da aprendizagem da escrita como a participação em eventos variados de leitura e de escrita. Há ainda a necessidade de reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »