TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Metodologia

Casos: Atps De Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS DE ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo relatar aspectos para compreender a história da educação infantil, nos tempos antigos e como se diferencia nos tempos atuais. Quais metodologias usadas, materiais usados, instrumentos de avaliação, e como a educação vem se modificando no seu jeito de trabalhar.

Pegamos fotos para mostrar, as diferenças da época antiga, para os dias atuais.

Fizemos Entrevista: Com duas pessoas que estudaram nas décadas de 70 a 80. Sobre tipo de vestimenta, materiais usados, e outros.

Durante a realização do trabalho percebemos que através dos tempos muitas coisas mudaram na educação infantil. Descobrimos que os materiais utilizados somente foram acrescentados e modernizados, o velho lápis, caderno e borracha sempre estão presentes em nossas salas de aula, até mesmo na educação infantil.

Fizemos um quadro comparativo com conceitos teóricos, para descobrirmos a contribuição de alguns teóricos em relação a educação infantil.

Algumas Concepções de PIAGET:

Para ele a criança passa por 4 etapas no seu desenvolvimento.

1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos): Período de percepção, sensação e movimento.

2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos): Função simbólica – linguagem – comunicação.

3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos):Diferencia real e fantasia.

4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em

diante): Valores pessoais.

Alguns Instrumentos de avaliação:

Descrição - Social, Emocional, Motor e Cognitivo: –

Na Educação Infantil, a avaliação não pode ser restrita a atividades no papel ("provinhas"). A avaliação deve ser diária e em todas as atividades realizadas, inclusive nas brincadeiras e jogos.

Descrição- Relatório: --

Constitui-se em uma atividade composta por uma série de ações, tais como: observação do professor, registros das aulas, elaboração de relatórios, participação dos pais na avaliação dos filhos.

Descrição - Observação: --

A observação é um meio de avaliação muito importante na educação infantil, pois através dela o professor acompanha o desenvolvimento da criança no seu cotidiano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Este trabalho conclui se na demonstração da nossa educação, dos tempos antigos, aos dias atuais, como muitas coisas não mudaram e sim foram acrescentadas metodologias diferentes, no dia a dia na relação professor - aluno. Nas ilustrações de imagens podemos observar vários instrumentos de avaliação. Nas concepções dos filósofos temos uma noção de como eram as formas de estudo nos tempos antigos, e a belíssima contribuição deles para a nossa educação, que é muito usado até hoje

ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR

As Concepções de Froebel na infância e na educação.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com