TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Tecnicas De Negociacao

Artigo: Atps De Tecnicas De Negociacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO: CAMOCIM-CE

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

PROFESSOR EAD: JULIANA LEITE

TUTOR PRESENCIAL: FRANCISCO DE ASSIS ALVES DE SOUSA

ATPS - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

EDIRLENE CLAUDINO DA SILVA 444745

MARIA EDINIR DA SILVA BRAGA 438785

MARILIA FERREIRA DA SILVA 441016

RENEIDA MONTEIRO DA SILVA 437608

ROMARIO DA ROCHA BEZERRA 427684

CAMOCIM-CE

JUNHO/2013

1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

As negociações salariais é um processo delicado, e que requer grande dedicação e esforço por parte dos profissionais, além de certo preparo, informações precisas e consistentes e firmeza no que se está pleiteando (aumento). Os fatores tempo, informação e poder devem ser lembrados dentro do processo, que deve ser feita de forma equilibrada, ou seja, de modo que a organização possa oferecer melhorias justas, e que o interessado peça, realmente o que está dentro do merecido e das possibilidades da empresa. As negociações ocorrem em todos os níveis e tipos de organizações, seja internamente, através da negociação de recursos com os diferentes setores, seja externamente, negociando parcerias com clientes e fornecedores, tendo a certeza de que o sucesso das diferentes negociações terá sempre um impacto decisivo no desempenho da empresa, principalmente quando se trata da satisfação financeira dos colaboradores.

Uma negociação para obter resultados satisfatórios para os interessados deve ser bem planejada, com o foco na resolução dos acordos e possíveis descontentamentos, por isso agir de modo ético é essencial para a manutenção das relações. Os Negociadores devem estar atentos aos objetivos próprios uns dos outros dentro do processo, além de manter o foco no resultado que se espera para que o mesmo seja a contento, daí preparar-se mentalmente, agir de modo a reduzir a tensão, é indispensável, pois levando em conta o fator poder numa negociação salarial, deve-se ter ciência da desvantagem que o colaborador leva nesse momento, por isso é preciso estar municiado de informações precisas e usar o tempo de modo favorável.

Observar se o momento de pedir o aumento é o adequado para a empresa. Antes de conversar com o chefe, o profissional deve estar a par da situação da organização, remuneração que o mercado oferece, e conhecer a política salarial da empresa, além de conhecer a média de mercado e atentar para o caso de o profissional ter tido algum aumento recente. Em caso de momento oportuno, deve-se expor também o preparo acadêmico e produtividade positiva na empresa, que levam a sua eficiência no trabalho desenvolvido.

Realizar as negociações com táticas pouco éticas pode trazer vantagens ilusórias a curto-prazo e que somente trará perdas para ambas as partes quando se trata de futuras negociações, uma vez que não haverá relacionamentos saudáveis, então por vezes, uma negociação desse modo compromete a integridade do negociador já que trará rigidez entre as partes, destruirá a relação com o oponente, resultará na criação de uma reputação negativa e, finalmente, terá como fruto, perda de oportunidades para ambas as partes.

Na hora do diálogo com o patrão, para garantir o contentamento da negociação, é preciso que o profissional fique atento para passos importantes no processo, tais como procurar relatar ações que você realizou e que trouxeram resultados positivos em seu trabalho, buscar informações salariais do seu cargo no mercado, para argumentar com segurança, entender a importância da sua função na estrutura da organização e conhecer a missão, os objetivos, visão e metas de crescimento da empresa, pois assim seus argumentos estarão alinhados com os interesses da empresa. Conhecer o estilo de negociação do chefe pode ajudar, pedir um pouco mais que o razoável para equilibrar a negociação, não desprezar alternativas que possam ser oferecidas. Outro detalhe importante é observar o humor do chefe, a atenção dada por ele e se não está sendo evasivo, caso isso ocorra, a melhor saída é remarcar a negociação, já que ser maleável é uma qualidade e saber recuar também é importante, pois podem trazer benefícios futuros.

Um fator importante é estar preparado para uma resposta negativa. Saber ouvir é fundamental, mas saber argumentar é primordial, por isso, deve-se questionar porque não está sendo possível o aumento, já que o valor é utilizado no mercado atual. Expor também os impactos positivos do trabalho desenvolvido na organização, as metas cumpridas, a dedicação integral. Diante de tudo que foi exposto, se a resposta continuar sendo negativa, o melhor é assumir uma postura de serenidade, procurar entender a situação da empresa a ser exposta pelo chefe e continuar investindo em si, e em caso de desconforto por entender que não se está sendo reconhecido, deve-se ficar atento às oportunidades em outros grupos, e levar em consideração a experiência obtida como ponto positivo dentro do grupo atual.

Segundo Francisco Bittencourt, em seu artigo ‘o ato de negociar, reflexões e preparação’:

“O exercício da negociação pressupõe uma efetiva marca de superioridade do homem sobre as outras espécies. Dos seres sobre a terra, o homem é o único com a capacidade de negociar. Todos os demais, frente ao conflito ou diante de situações de conflito de interesse, atacam ou fogem, com reações de proporção compatíveis com a sua dimensão instintiva, quanto ao seu poder ou a sua força.”.

Com isso, vemos que a negociação salarial é algo que deve ser bem planejado, deve-se estar munido de todos os recursos e informações disponíveis para um feedback eficaz. Preparar-se psicologicamente, ter habilidades de persuasão e ter consciência de sua relevância na empresa, são preceitos necessários para o sucesso da negociação salarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com