TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenho

Pesquisas Acadêmicas: Atps Desenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS Desenho Técnico (ETAPA 1)

Passo 1 (Ler o capítulo um do livro texto da disciplina e discutir os principais tópicos com o grupo)

O grupo realizou a leitura do capítulo um do livro texto da disciplina e realizou discursões a respeito das diferenças entre Desenho Técnico e Desenho Artístico, modos de representação do Desenho Técnico e normas associadas ao Desenho Técnico.

Passo 2 (Responder as seguintes questões relacionadas a disciplina de desenho técnico).

a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

• Um determinado objeto pode ser descrito de muitas maneiras: através do seu nome ou de um desenho, que pode ser um desenho livre, de caráter mais ou menos artístico, ou um desenho técnico. A distinção é feita através do próprio objetivo da descrição: se for destinada apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, então pode-se estar perante a um desenho livre de caráter artístico ou não; se a descrição for destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes, por exemplo, para a sua produção, então estar-se-á perante um desenho técnico.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

• O desenho técnico pode assumir diversos modos de representação, mas deve manter sempre o rigor e a objetividade que o caracterizam. Os modos mais usados em Desenho Técnico são as representações em vistas e em perspectiva. Estas duas formas de representação, sendo ambas de extrema importância na descrição de um objeto, contém particularidades que as recomendam em situações diferentes, consoante a mensagem a transmitir e o leitor a que se destinam. Todo o processo de representação no âmbito do desenho técnico fundamenta-se no conceito de projeção.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma Língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

• A norma de desenho técnico não é mais do que um conjunto de regras ou recomendação a seguir quando da execução ou da leitura de um desenho técnico. Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais, o desenho técnico. No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes, em geral, às normas ISO (International Organization for Standardization ). No continente americano, as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existem também organismos ligados à normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (Instituto Português de Qualidade) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo NP, assim com na Inglaterra é o BSI (British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS.

Na normalização de elementos de máquinas são muito usadas a normas alemãs DIN. É de se imaginar que a existência de tantos organismos nacionais de normalização originará conflitos entre normas que tratam de um mesmo assunto. Embora, por vezes, isso possa acontecer, esta informação baseia-se, em primeira instância, nas normas ISSO. Para alguns aspectos específicos, poderão ser feitas comparações entre as normas isso e NP.

Passo 3 (Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo).

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

• Toda informação inscrita num desenho, deve ser apresentada em escrita normalizada. Isto é válido, quer para a realização de um esboço a mão livre, quer para a realização de um desenho num sistema de CAD. No CAD os programas contêm estilos de texto normalizados, os quais podem ser facilmente selecionados. A utilização de escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizam para representar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com