TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenho Tecnico Etapa 1

Exames: Atps Desenho Tecnico Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Etapa 1

Passo 1 (Individual):

Ler o capítulo 01 do livro texto da disciplina e discutir os principais tópicos com seu grupo.

Passo 2 (Equipe):

Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

Resposta: Desenho técnico é mais ligado na normalização, focado na representação técnica para uma melhor interpretação. Segue todos os passos designados por normas para a compreensão de qualquer pessoa do ramo, como se fosse uma linguagem gráfica. Desenho artístico tem um lado mais emocional, serve para expressar sentimentos. O desenhista pode criar novas realidades baseadas em suas opções de livre expressão.

b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Resposta: Geometria descritiva, na qual se estuda as relações espaciais que as formas tridimensionais se representam nas projeções. Tem o objetivo de descrever rigorosamente o desenho dos objetos para um melhor entendimento do projetista e do construtor. Outro muito utilizado é o desenho em perspectiva que visa ilustrar objetos e seu espaço.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Resposta: O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization).

Passo 3 (Equipe):

Ler o capítulo 3 do livro texto e responder aos questionamentos pertinentes a esse capítulo.

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

Resposta: Tem como objetivo a uniformidade, legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade, para fácil compreensão de qualquer pessoa qualificada que irá lê-lo.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Resposta: Contínua Larga – contornos visíveis; Contínua estreita – cotagem, linhas auxiliares, hachuras, linha de chamada, linhas de centro curtas; Contínua Estreita à mão livre – limites ou interrupções; Contínua estreita em ziguezague – limites ou interrupções; Tracejada estreita – contornos não visíveis; Traço e ponto estreita – Linhas de centro, simetria; Traço e ponto estreita, mas larga nas extremidades e nas mudanças de direção – planos de cortes.

c) A utilização crescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com