TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenho técnico

Pesquisas Acadêmicas: Atps Desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS DESENHO TÉCNICO

ETAPA N° 1 (PASSO 1)

1) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto; o desenho livre pode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto

2) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Os modos mais utilizados em Desenho Técnico são as representações em vistas e em perspectivas.

3) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais o desenho técnico. No nível Europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-Normas (EN). Em geral as normas ISSO (Internacional Organization for Standardization). No continente Americano as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. Em Portugal, por exemplo o IPQ (Instituto português de Qualidade) organismo responsável pela normalização, que produz normas com prefixo NP; Na Inglaterra é o BSI (British Standards Institute), produz normas com o prefixo BS; para normalização de elementos de máquinas são utilizadas as normas Alemãs DIN. Na existência de vários organismos normalizadores as exigências de primeira instância será definida pela ISO.

ETAPA N° 2 (PASSO 1)

4) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho Técnico.

A utilização do uso da escrita normalizada tem como objetivo básico a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

5) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Linha traço contínuo grosso: Linhas de contorno visível e arestas visíveis

Linha traço interrompido fino: Linhas de contorno invisível e arestas invisível.

6) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

O uso do papel ainda se torna indispensável onde na maioria das situações são necessárias as vistas e todo um conjunto de informações complementares, como cotas, tolerâncias dimensionais e geométricas e acabamentos superficiais.

7) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenho técnicos.

Escala de redução: Quando a dimensão do objeto no desenho é menor que a sua dimensão real.

Escala de ampliação: Quando a dimensão do objeto no desenho é maior que a sua dimensão real.

ETAPA N° 3 (PASSO 1)

8) O estudo do desenho técnico não deve começar sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geométrico. Com base na leitura do livro-texto, defina o quê são retas perpendiculares.

Retas perpendiculares são retas que se interceptam formando um ângulo reto.

9) Defina o quê são retas paralelas.

Duas retas são paralelas se, e somente se, forem coplanares e não possuírem ponto em comum:

10) Defina o quê são polígonos.

Um polígono é uma figura geométrica plana limitada por uma linha poligonal fechada.

11) Defina o quê são polígonos regulares e como eles podem ser em relação à circunferência que os criam.

Todo polígono equilátero e equiângulo é chamado de polígono regular. Um polígono regular é qualquer polígono com todos os lados e ângulos iguais.

Com relação a circunferência podem ser inscritos ou circunscritos.

ETAPA N° 4 (PASSO 1)

12) Compare os diferentes tipos de perspectivas ortogonais axonométricas.

Perspectiva ortogonal: Axonométrica: Trimétrica: representação de todas as faces em um plano oblíquo. Isométrica: É a mais utilizada principalmente por que não carece de coeficiente de redução utiliza o ângulo de 30°. Dimétrica Utilizam-se dois coeficientes de redução altura e largura reduzindo metade para a dimensão da profundidade.

13) Defina quais as características da projeção cilíndrica de projetantes oblíquas (perspectiva cavaleira).

As características desta projeção resume na obtenção de um objeto com face paralela ao plano de projeção (ângulos entre os eixos de 0°) aparece sempre em verdadeira grandeza, qualquer que seja a direção das projetantes.

14) Explique por que as perspectivas cônicas são muito utilizadas na arquitetura.

Estas perspectivas têm a vantagem de mostrar o objeto conforme ele aparece aos olhos do observador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com