TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Da Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Atps Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 01

Passo 02

01 - O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Conjunto de atributos e características das entidades, para satisfazer necessidades e expectativas das pessoas e da sociedade. A Qualidade não é um setor ou uma área específica em um Organograma, nem tão pouco um departamento fechado, restrito em seu próprio fim, qualidade não exige apenas um bom desempenho da função produção da empresa, e sim de todas as suas funções principais, isto é, produção, marketing e desenvolvimento de produtos, suportadas pelas funções de apoio.

Com o passar do tempo, o constante aumento das quantidades e da complexidade dos elevava os custos para obtenção de níveis razoáveis de qualidade. De forma geral, embora tenha havido uma mudança contínua na forma pela qual se busca aumentar a

qualidade nas empresas, a definição implícita do termo “qualidade” para as empresas pouco se modificou ao longo do tempo.

02 - O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos. Essas práticas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários e outros que a organização mapear como de impacto para a Qualidade de seu produto ou serviço.

Voltando no tempo, especialmente a partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de unidades de medidas, tanto na Inglaterra2 quanto nos Estados Unidos da América3, a Qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade assumiu formas distintas:

• Era da Inspeção – Qualidade com foco no produto

• Era do Controle Estatístico da Qualidade – Qualidade com foco no processo

• Era da Garantia da Qualidade – Qualidade com foco no sistema

• Era da Gestão da Qualidade Total ("Total Quality Management - TQM") – Qualidade com foco no negócio.

03- Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Walter Shewhart - Foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade".

Armand Feigenbaum - Em 1951, concluiu o doutorado em Ciências noInstituto Tecnológico de Massachusetts. Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização.

William Edwards Deming - Foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo, porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão.

Joseph Moses Juran - Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia:

O planejamento da qualidade; A melhoria da qualidade; O controle da qualidade.

Philip B. Crosby - Como pensador e filósofo da gestão empresarial moderna, Philip Crosby se fundamentou em mais de 40 anos de experiências vividas. Como Gerente de Qualidade na Martin-Marietta, criou o conceito de "Zero Defeitos".

Kaoru Ishikawa - Ishikawa mostrou a importância das sete ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto; Diagrama de causa e efeito; Histograma; Folhas de verificação; Gráficos de dispersão; Fluxograma; Cartas de Controle.

Genichi Taguchi - Taguchi iniciou seus estudos - essencialmente em engenharia têxtil - na cidade de Tokamachi, no intuito de entrar para o ramo de criação e desenvolvimento de quimonos da família.

Tom Peters - Tom Peters ficou conhecido como continuador do trabalho de Peter Drucker, considerado por muitos como o papa da moderna administração de empresas.

Shigeo Shingo - Seus estudos o levaram ao desenvolvimento do Sistema Toyota.Criou e formalizou o Sistema de Controle de Qualidade Zero, o qual ressalta a aplicação dos Poka-Yoke.

04- Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar.

I. Foco no Cliente

A organização depende dos clientes e, portanto, devemos atender as necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos, e procurar exceder as suas expectativas.

II. Liderança

Os líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da empresa. Convém que criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas se tornem engajadas na obtenção dos objetivos da organização.

III. Envolvimento das pessoas

As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização. O efetivo engajamento dessas pessoas permite a utilização das suas habilidades para o benefício da organização.•.

IV. Abordagem de processos

Um desejado resultado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como processos – a transformação de entradas em saídas, com agregação de valor.

V. Abordagem do sistema para gerenciamento

Identificar, compreender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização para alcançar os seus objetivos.

VI. Melhoria Contínua

A melhoria contínua do desempenho da organização é um objetivo permanente. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. As necessidades dos clientes evoluem sempre. Se a organização não melhorar seus processos e produtos, em algum momento o cliente ficará insatisfeito e deixará de ser fiel.

VII. Abordagem com base em dados para a tomada de decisão

Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Você só consegue gerenciar aquilo que é medido. O gerenciamento dos indicadores é a chave deste princípio.

VIII. Relações de fornecimento mutuamente proveitosas

Uma organização e seus fornecedores são interdependentes; uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor.•.

ETAPA 02

Passo 02

CICLO PDCA E TQM

CICLO PDCA

Elementos O que Significa? Qual a finalidade?

Plan Planejar Estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o atendimento dos resultados.

Do Fazer Realizar, executar as atividades.

Check Verificar Monitorar e avaliar periodicamente os resultados,

Confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado.

Act Atuar Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e coringindo eventuais falhas.

Passo 03

CONCEITO DE TQM

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. O conceito de qualidade total já se encontra instalado em nossa cultura. Por este motivo, muitas empresas incorporaram a Gestão de Qualidade Total a seu funcionamento cotidiano. Inclusive, o mesmo é visto, hoje em dia, como um desafio gerencial, o qual constitui um processo de mudança planejada que, no começo, é produto de uma tomada de consciência e de uma iniciativa gerencial a qual envolve com o tempo o compromisso de todos os membros da organização.

2) O CICLO PDCA NA GESTÃO DA TQM

O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento. A aplicação do Ciclo PDCA a todas as fases do projeto leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir e ao mesmo tempo a uma melhor gestão da qualidade total (TQM), mesmo os processos considerados satisfatórios são passíveis de melhorias. A introdução de melhorias gradativas e contínuas aos processos só tendem a agregar maior valor aos resultados do projeto e a assegurar maior satisfação dos clientes.

ETAPA 03

Passo 02

Ferramentas de Planejamento da Qualidade Principal Função

Diagrama de Pareto Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa) Para a implementação do diagrama de Ishikawa não há limites. As empresas que preferem ir além dos padrões convencionais podem identificar e de demonstrar em diagramas específicos a origem de cada uma das causas do efeito, isto é, as causas do efeito.

Histogramas A construção de histogramas tem caráter preliminar em qualquer estudo e é um importante indicador da distribuição de dados.

Folhas de Verificação

O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. Além disso, elas evitam comprometer a análise dos dados.

Gráficos de dispersão

Um gráfico de dispersão constitui a melhor maneira de visualizar a relação entre duas variáveis quantitativas.•.

Fluxogramas

Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.

Cartas de controle

Realizada em amostras extraídas durante o processo, supõe-se distribuição normal das

características da qualidade. O objetivo é verificar se o processo está sob controle. Este controle é feito através do gráfico.•.

Passo 03

1- Diagrama de Pareto

2- Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)

3- Folhas de verificação

ETAPA 04

Passo 03

PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA

Esse enfoque na melhoria contínua deve ser constante por que abrangem as necessidades e satisfação dos clientes, aprimorando continuamente todos os processos, integrando imotivado todos os funcionários e no aprimoramento na tomada de decisão. Com a vivência desses princípios, o retorno para a empresa no mercado é líquido e certo, pois o investimento em qualidade é, há muito já comprovado, o melhor caminho para conquistar e fidelizar os consumidores de produtos e serviços, garantindo um plano de crescimento seguro e contínuo.•.

Passo 04

Relatório Final

Durante toda a realização deste trabalho entendemos que a Gestão da Qualidade não é um setor ou uma área específica em um Organograma, nem tão pouco um departamento fechado, restrito em seu próprio fim, qualidade não exige apenas um bom desempenho da função produção da empresa, e sim de todas as suas funções principais, isto é, produção, marketing e desenvolvimento de produtos, suportadas pelas funções de apoio.

Aprendemos que Armand Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização e que são oito os princípios da qualidade. Sobre TQM é visto, hoje em dia, como um desafio gerencial, o qual constitui um processo de mudança planejada que, no começo, é produto de uma tomada de consciência e de uma iniciativa gerencial a qual envolve com o tempo o compromisso de todos os membros da organização. Dentre as sete ferramentas de gestão da qualidade destacaram o Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa-Efeito e Folhas de Verificação. Hoje em dia no mercado tão competitivo e versátil a qualidade é item primordial e sempre será o mediador entre o sucesso e o fracasso, não importando o tamanho do negócio.

...

Baixar como  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »