TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Literatura

Dissertações: Atps Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.778 Palavras (16 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EDUCATIVO COM ILUSTRAÇÕES DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL. Fabiano José Colombo

FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP - Marília-SP.

PPGE – Grupo de Pesqiuisa: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. Bolsista de Mestrado do CNPq sob a orientação da Drª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. fajcolombo@hotmail.com

Atualmente, os diversos tipos de mídia acabam prendendo cada vez mais a atenção e interesse de jovens, adultos e crianças, principalmente do público infantil, que estão constantemente em contato com diferentes tipos de mídia, como televisão, vídeo-game, computadores e Internet. Dessa forma, as crianças afastamse da leitura de livros de literatura infantil, agentes importantes na formação de leitores ativos no processo de leitura e escrita, contribuindo para a não formação de crianças leitoras.

Nessa perspectiva, o resgate da leitura de livros de literatura infantil por parte das crianças, é algo de grande necessidade e importância, já que nessa fase se constrói a necessidade pela leitura e se formam a personalidade e atitudes de um futuro adulto leitor. A leitura, freqüente, na infância, também, contribui de forma direta para o sucesso no processo de aquisição da escrita. (FARIA, 2004).

Dentro dessa perspectiva, as ilustrações de livros de literatura infantil e o projeto gráfico de livros de literatura infantil são de grande importância para ajudar a atrair a atenção da criança para o livro e possivelmente sua leitura, auxiliando na formação de leitores e contribuindo no processo de aquisição da leitura e escrita por parte das crianças. Os investimentos têm ocorrido em projetos gráficos de livros de literatura infantil cada vez mais modernos, com ilustrações cada vez mais ricas em conteúdos que, em alguns casos, chegam a dispensar a linguagem escrita, como nos livros de imagens.

Mas, hoje, o tema “A Ilustração nos livros de literatura infantil” ainda é pouco estudado no meio científico, como afirmam Faria (2004), Lins (2002) e Camargo (1995), apesar de sua importância. As produções com relação a essa temática começaram a aparecer com mais intensidade recentemente, apesar de ainda serem poucas, visto a dificuldade que tive, no início dessa pesquisa, de encontrar material quando realizei o levantamento bibliográfico. Os trabalhos a esse respeito que encontrei datavam dos anos 80 e 90, apenas alguns eram mais recentes como o de Maria Alice Faria, de 2004.

Alguns dos autores citam em seus textos a importância desse estudo para a área pedagógica, como Faria (2004) na introdução de seu livro “Como usar a literatura infantil na sala de aula”. Segundo a autora, há poucos estudos referentes à literatura infantil, visto que nos cursos de Letras não há no currículo nenhuma disciplina que estude a literatura infantil, não sendo vista como um campo de estudo e nem mesmo considerada como um estilo literário, o que mostra nitidamente uma desvalorização desse tipo de produção literária.

Lins (2002, p.12) também afirma que “[...] a Imagem na literatura infantojuvenil é abordada em pouquíssimos títulos, existindo poucos trabalhos de referência sobre o assunto”.

Para Camargo (1995), as pesquisas referentes a ilustrações de livros de literatura infantil começaram há cerca de 27 anos com influências e estímulos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) no Rio de Janeiro e do Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil (CELIJU) em São Paulo. O livro de Camargo (1995) é uma reunião de artigos escritos pelo autor sobre as ilustrações nos livros de literatura infantil. Nesses artigos, o autor afirma inúmeras vezes às dificuldades desse estudo devido a pouca produção existente. “O estudioso de ilustrações não tem categorias próprias de análise: ora adapta conceitos das artes visuais, ora das artes gráficas, ora da literatura” (CAMARGO, 1995, p. 14).

No início desta pesquisa, a intenção era estudar as ilustrações, os desenhos que compõem os livros de literatura infantil e nos primeiros escritos realizados tinha como objetivo, investigar o projeto gráfico dos livros de literatura infantil. No entanto, com o início dos estudos, surgiu à necessidade da modificação, pois, Ilustração e Projeto Gráfico são distintos em sua significação. Para Camargo (1995, p.16), “Ilustração é toda imagem que acompanha um texto. Pode ser um desenho, uma pintura, uma fotografia, um gráfico, etc.”, enquanto projeto gráfico significa algo mais abrangente, sendo o planejamento de qualquer tipo de impresso, restringindo a definição ao livro infantil, projeto gráfico seria desde a escolha do material em que o livro será impresso, o tipo de impressão e formato, até o numero de páginas e tipos de fonte e ilustrações que irão compor o livro. (CAMARGO, 1995).

Assim, a ilustração faz parte do projeto gráfico, é componente dele e, dependendo de como é estruturado, se define.

A partir dessas afirmações, defini, então, que a pesquisa se restringiria ao estudo das ilustrações nos livros de literatura infantil, não significando a não abordagem das questões referentes aos projetos gráficos dos livros, porque, como constatei, ilustração e projeto gráfico estão intimamente ligados e não podem ser totalmente separados. A ilustração depende do projeto gráfico, porém, na pesquisa procurei tratar do projeto gráfico apenas quando foi necessário, sem levantar questões especificas, procurando pesquisar uma vertente menos estudada ainda: precisar as reais influências e contribuições das ilustrações de livros de literatura infantil, tanto para a alfabetização, quanto para a formação de crianças leitoras, futuros adultos leitores.

Tive como objetivo central da pesquisa, desenvolver um trabalho de identificação, reunião, análise e interpretação de informações sobre a importância das ilustrações dos livros de literatura infantil, por meio de um estudo bibliográfico e de um estudo de campo.

Para isso, procurei nesta pesquisa: (a) conceituar e diferenciar os termos Projeto Gráfico e Ilustração, dando enfoque ao estudo da palavra ilustração, fazendo um estudo da sua abrangência e levantamento de diferentes termos e tipos de ilustrações presentes nos livros de literatura infantil; (b) estudar e interpretar os diferentes níveis de leitura, com o propósito de levantar os fatores, recursos e

estratégias de ensino, que auxiliam na construção do conhecimento das crianças quanto à leitura e, principalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com