TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Literatura Infantil

Artigo: ATPS Literatura Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro De Educação A Distancia Curso de Pedagogia

Trabalho de Literatura Infantil apresentado à professora Caio Mira da Faculdade Anhanguera – Uniderp, polo de São José dos Campos – SP para fins de avaliação parcial nesta disciplina do curso de Pedagogia.

Claudia Fernanda Cardoso Nogueira RA: 3815677643

São José dos Campos, 04 de junho de 2014.

Trabalho apresentado para

Avaliação da disciplina

Literatura Infantil

Da educação.

Prof. EAD Tatiane Heiffig

Borges Bispo

Prof. Presencial Vanessa

São Paulo

2013

Etapa 1

Passo1

“A Literatura infantil e seus caminhos

A literatura infantil e um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. E importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é do livro e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, cantar e recontar história. “ Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão de mundo” ...

Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentindo a literatura infantil e uma peça fundamental paraeste desenvolvimento. Diante disto, faz-se necessário analisar o desenvolvimento das práticas de literatura infantil nos alunos das series iniciais, visto que é nesta fase que as crianças apresentam um interesse maior pelo material de leitura.

O objetivo deste trabalho será desenvolver os fatores mais relevantes da literatura infantil nas séries iniciais para uma boa formação de leitores críticos e conscientes. Ampliar suas ideias e conhecimentos, desenvolvendo a linguagem e o pensamento. Facilitar a adaptação da criança ao meio em que esta inserida, incorporando o hábito de ler.

Passo 2

Reflexão dos textos

Estas obras têm por finalidade apresentar a importância da leitura de imagens na literatura infantil que é bastante significativa para o desenvolvimento cognitivo e imaginação da criança, pois possibilita a este tipo de leitor, sua própria viagem, descobrindo, criando, construindo sua história. Tal ação influenciaria de maneira espontânea e divertida a criatividade da sua imaginação, instigando a percepção das ilustrações por diversos ângulos, além de proporcionar uma interpretação que lhe ajudará no crescimento e na transformação de si mesma e do mundo que a cerca. A utilização de livros, de diferentes graus de relação entre as mais variadas imagens contribui para uma melhor compreensão desse território rico e complexo que é o livro ilustrado. O uso das ilustrações dos livros infantis no trabalho educativo pode despertar e promover a aprendizagem, por estar diretamente relacionado ao desenvolvimento da criança, de sua imaginação e criatividade, além da formação do hábito da leitura.

A literatura infantil alimenta o imaginário, contribui para diversas resoluções afetivas, intelectuais e artísticas essenciais nodesenvolvimento harmonioso de todas as crianças, portanto é um ponto de partida na construção da personalidade. Aprender a ver o conteúdo do universo literário nas imagens é algo que se pretende, onde muitas vezes as figuras superam as palavras como meio de comunicação predominante, pelo que se torna urgente perceber a relação entre a imagem e a palavra. Permitindo um efeito estético da Imagem1 e Ilustração2 que introduz dados complementares na apreensão e nas habilidades comportamentais e emocionais, assim para o universo imaginário de cada indivíduo contribuem os fatores mais diversos da leitura.

Os livros infantis atuais, cheios de ilustrações, recursos gráficos dos mais variados, materiais diversos e estilos diversificados, portadores de histórias tradicionais ou contos modernos, são capazes de prender a atenção do pequeno leitor e abrir portas para o universo mágico e misterioso da leitura, resultando em inúmeras e importantes aprendizagens, ao passo que ajuda a despertar o gosto pelo ato de ler e consequentemente auxiliam no processo não só de alfabetização, mas letramento do indivíduo.

Etapa 2

Sintese critica

Os contos mexem com o imaginário das crianças e estimulam a curiosidade. O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Faz as crianças viajarem no mundo imaginário, sonhando com os acontecimentos vividos por cada personagem.

Cada conto tem um lição de vida, por isso devemos observa-la com muita atenção.quando seriamente exploradas ,a história curta é a mais difícil e mais disciplinada,num romance,pode o escritor ser mais descuidado e deixar escorias e superfluidades,que seriam descartáveis.

Ah! Como é importante para a formação de qualquer criançaouvir muitas histórias... “Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão de mundo...”

Quem já não se imaginou em um sapatinho de cristal ou levando doces para a vovozinha? Quem nunca se sentiu como um patinho feio? Quem nunca quis casar-se com uma princesa ou beijar um príncipe? Os contos sempre estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças. Por meio da linguagem simbólica dos contos, as crianças constroem uma ponte de significação do mundo exterior para o mundo interior, aprendendo valores refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, suas criatividades suas expressões.

Passo 3

Passo 4

O sapo que virou rei

SAPO VIRA REI

NARRADOR: Vinha o sapo pela estrada

avançando passo ,

dando là os seus pulinhos

recitando no compasso:

SAPO: Meu pai foi rei ,foi rei não foi...

Meu pai foi rei ,foi rei não foi...

NARRADOR: Vinha vindo do outro ,

muito brilho no cabelo

a princesa no caminho

jogando a bola de ouro

PRINCESA: Meu pai è rei,oi oi ...

Meu pai è rei oi oi ..

NARRADOR :De repente a menina

deixa cair sua bola ,

que desce pelo barraco,

que pro riacho logo rola.

PRINCESA: Ai,ai,ai! Meu pai vai me matar,

e agora o queque eu faço?

Quem sera que pode me ajudar

NARRADOR:O sapo vinha chegando ...

Olhou para a menina ,

achou que era jeitosa,

achou que era bonitinha...

SAPO: Se quizer eu posso pegar...

PRINCESA: Puxa vida! Puxa vida!hoje

em dia è tão difìcíl encontrar

quem faça favores pra gente !

Mais o que você quer em troca?

SAPO: Quase nada, linda menina!

Quase nada !apenas um beijo

PRINCESA:Dar um beijo no sapo eca!

Deus me livre !

Num sapão gordo como você ?

Nem pensar.

SAPO : Ah então arranje quem vá buscar

sua bola de graça!

NARRADOR:A menina então lembrou

de sua bola de ouro ,

lá no fundo do riacho

e que valia um tesouro!

PRINCESA :Va lá ! Vá buscar o diacho

da quela bola que lhe dou o beijo

NARRADOR :O sapo pulou no rio.

Trouxe a bola para perto,

mais não deu para a menina ,

porque era muito esperto!

SAPO: Ah,não!quero o beijo primeiro!

NARRADOR:A menina,sem saída,lembrou

de sua promessa .

Fechou com força os olhos,

deu-lhe um beijo bem depressa !

Mas então aconteceu coisa

que nunca se viu:

o sapo foi aumentando e,de repente explodiu!

E no meio da fumaça

lindo pprincipe surgiu .

A menina não ficou

nem um pouco assustada,

porque ela já tinha lido

muita historia de fada.

Com sapo que vira principe

já estava acostumada.

E como em muitas historias,

eles dois logo se gostaram..

E dentro de pouco tempo ,

os dois se casaram e

foram felizes paara sempre.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://image.slidesharecdn.com/minhamonografia-110322194929-phpapp01/95/slide-17-728.jpg?1300842270

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1ed São Paulo: Moderna, 2000.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Alda Saldanha. – Lisboa: Presença, 1998.

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: orientações para o trabalho com literatura infatil. São Paulo: Global, 2006.

http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1819524-leitura-literatura-infantil-ilustra%C3%A7%C3%A3o/ (capturado em 14/06/2008)

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »