TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Organização E Metodologia Da Educação Infantil

Trabalho Universitário: Atps Organização E Metodologia Da Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Atps de Organização e Metodologia da Educação Infantil

ETAPA 3

passo: 1 RESUMO: livro–texto (PLT) - OLIVEIRA, Zilma R. de (org.). Educação infantil: fundamentos e métodos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

“Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos”

O capitulo “Os ambientes de Aprendizagem como recursos pedagógicos”, aborda a seguinte questão, espaço físico para a criança principalmente educação infantil. Entre os séculos XIX e XX houve a preocupação, porém ela acaba ao longo de políticos e etc. Sabemos que não é nada fácil ter um ambiente perfeito para nossas crianças, pois há lugares que não há condições financeiras para isso, há lugares que responsável não se interessa e a lugares que até tem, mas não condiz com a proposta pedagógica. Esse espaço é o que mais precisa de planejamento, pois pode trazer para a criança medo, curiosidade, calma, apatia, conforto entre outros, como: características psicofísicas e higiênicas, precisa também ter um numero de criança estipulado.

Oliveira (2011, p. 196) observa que “todo ambiente sem exceção é um espaço organizado”, existem tipos de salas com poucos brinquedos e muitos berços ou mesas e cadeiras. A pergunta feita é: esta dentro da proposta pedagógica? Pois não adianta ter cantinhos em sala de aula e não haver uma proposta pedagógica, onde impede a criança de brincar ou interagir com os colegas enfim, a sala deve ser considerada como um campo de convivência e exploração, e deve ser muito planejado. Sabemos que a criança reconhece o espaço físico desde cedo por isso à importância de um planejamento.

O planejamento além de tudo define algumas coisas como praticas social, contudo devem-se haver preocupações com a funcionalidade a estética dos ambientes, a organização e planejamento criam estruturas com todos que convive naquele espaço. São muito importantes também outros espaços tipo parques, quadras, pátios, sala de musica e informática, nesses espaços é onde a criança constroem significados.

Notamos que cantinho é muito falado nesse capitulo. Pois tem valorizada a organização de áreas como: casinhas, polícia, supermercados, lojas, médicos etc. Onde permite as crianças brincarem na quantidade que elas querem e a imaginação; também é bom porque da para o educador dar atenção observar cada criança. Com o Cantinho da para fazer varias atividades diferentes de roda de conversa, musica, brincadeira, hora da fruta, teatro e muitos outros. Da para fazer muitas coisas com o espaço e material proposto pela escola para o “cantinho” baste ter um bom planejamento criatividade e ser um bom educador. Deve ser feito algo que facilite a vida da criança como rotina.

Concluímos que o Cantinho deve ser bem planejado, o espaço de toda aprendizagem também, pois ele é importante na formação da criança, ela tem que se sentir acolhida, estimulada e bem tratada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com