TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Resumo De Sole

Casos: Atps Resumo De Sole. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

“Na escola, não se aprende só a ler, mas também maneiras de ser leitor”.

A espanhola Isabel Solé dedica-se há anos à pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem da leitura, os processos envolvidos na compreensão leitora e sua vinculação com a aprendizagem.

Pátio - Muitos países da América Latina estão preocupados com o analfabetismo. O combate a esse problema continua fazendo parte dos programas de governo de esquerda e de direita. Como a senhora vê a situação da alfabetização hoje na América Latina?

Isabel Solé - Posso apenas apontar que o analfabetismo é um fator de exclusão social e de marginalização, por isso parece lógico que os governos sintam a urgência de erradicar tal problema, especialmente se se trata de um governo de linha progressista, que deve ter na construção de uma sociedade mais justa igualitária e coesa um de seus principais objetivos. Não há dúvida de que os desafios são muitos e não abordá-los traz o risco certo de estabelecer novas rupturas e distinções entre os cidadãos, os que possuem as estratégias necessárias para atuar na sociedade da informação e do conhecimento, e podem, portanto intervir ativamente nela, os que não as possuemficam excluídos.

Pátio - Depois de um período de foco no repensar e no reconceitualizaro processo de aquisição da leitura e da escrita, estamos vivendo hoje um momento de sistematizar novas metodologias e buscar recursos para a continuação do processo para além da primeira série. Como a senhora analisa este momento?

Isabel Solé- Sempre defendi um enfoque amplo no ensino da leitura que inclua aprender a ler, aprender a aprender através da leitura e aprender a divertir-se lendo. Na escola, esse caminho inclui, por um lado, a aprendizagem e o uso competente das estratégias de leitura para aprender à partir de textos, saber dotar-se de objetivos de leitura, saber integrar a nova informação com o conhecimento prévio disponível, saber discernir entre a informação fundamental e a secundaria, saber buscar, resumir, sintetizar e reorganizar a informação, saber ler a partir de diferentes fontes.

Pátio - É inegável que a alfabetização, ou melhor, o recurso de ser alfabetizado é um instrumento que possibilita a inserção dos indivíduos na sociedade e na cultura. Tal inserção possibilita uma vida mais criativa, participativa e integrada na sociedade. Sabe-se que o fracasso escolar e a expulsão da escola que ocorrem hoje estão criando os analfabetos de amanhã. Como enfrentar esse problema estrutural?

Isabel Solé- Os fatores que confluem na desmotivação, no absenteísmo escolar, na impossibilidade de dar resposta às dificuldades que determinados alunos encontram para permanecer na escola e para aprender com as oportunidades que lhes são oferecidas são muitos e em sua imensa maioria não têm uma única causa, nem se originam em uma só instituição. Quando a escola não pode ensinar a alguns alunos suas linguagens, a linguagem oral especifica da escola e a linguagem escrita, não há dúvida de que está sendo forjado seu fracasso e o desses alunos, que se vêem desprovidos dos instrumentos que a própria escola exige para participar dela.

Pátio - Ao mesmo tempo em que se discute um conceito de alfabetização ampliado, que envolva alfabetizar-se em vários sistemas simbólicos, também se discute o conceito de iletrismo, que aponta a ausência de práticas de leitura que garantam a existência de um leitor no sentido amplo. Como podemos entender essas mudanças contextuais?

Isabel Solé - Em minha opinião, tais mudanças devem se, em parte, às novas necessidades das sociedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com