TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teorias Da Administração Etapa 1

Trabalho Escolar: Atps Teorias Da Administração Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

A revolução industrial provocou grandes transformações nas empresas no século XVIII, obrigando as organizações a adaptarem-se e modificarem suas práticas administrativas, abrindo caminho para as primeiras ideias das teorias administrativas.

Após a invenção da máquina à vapor por James Watt, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram. A burguesia inglesa, então, começou a investir nas indústrias. Como consequência da revolução industrial, segundo Chiavenato (2006), houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos, contexto propício para o surgimento das pioneiras escolas da Administração: a administração científica e a teoria clássica. Com o passar do tempo novos enfoques e pensamentos foram abordados para atender às necessidades das organizações. Principais escolas sustentadas pelas teorias administrativas muitas vezes também chamadas de teorias das organizações ou teorias organizacionais:

Escola do pensamento administrativo - Administração cientifica – Taylor

Premissas de sua teoria:

Divisão do trabalho: determinar através das regras básicas, à divisão em diferentes etapas das diversas atividades.

Divisão de autoridade e responsabilidade: distinguindo as tarefas de planejamento e direção daquelas referentes execuções de trabalho.

Treinamento e seleção do trabalhador: permite a qualificação do trabalhador mediante seleção e aperfeiçoamento técnico.

Coordenação entre as atividades: articulação da atuação dos trabalhadores com os supervisores e administradores.

Escola / teoria clássica das organizações de Henry Fayol com base no pensamento administrativo

Sua teoria tem base em seis funções básicas analisadas na empresa visando sua maior eficiência:

1_Função técnica: corresponde a atividade produtiva na empresa.

2_Função comercial: abrange as tarefas de compra de mercadorias, como matéria-prima entre outros necessários para o desenvolvimento das atividades como, por exemplo, à venda de bens ou serviços por ela produzida.

3_Função financeira: referente à atividade de obtenção e gerencia dos recursos financeiros em termos de dinheiro ou credito.

4_Função contábil: classificação e registro dos fatos econômicos _financeiros ocorridos na empresa com o objetivo de apurar seus bens, direitos e obrigações, lucros ou prejuízos.

5_Função de segurança: visa a salubridade dos trabalhadores, condições de iluminação, temperatura e prevenção de acidentes e a proteção de materiais, segurança de equipamentos, instalações, construções, normas, etc.

6_Função administrativa: referem-se ao trabalho de gerencia, direção e controle das atividades para que a empresa possa atingir de forma racional seus objetivos, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com