TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps politicas publicas

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO PÚBLICA

4º SEMESTRE

Adriano Afonso Silva – R.A. 7755628486

Alexandre Cora Francisco – R.A. 7755628579

Antônio Ricardo Morelli – R.A. 8114705092

Edison Roberto da Cunha - R.A. 6951490596

Gilberto Manoel de Almeida – R.A. 8113722949

Ana Cláudia Silva Gonçalves – R.A. 8142743729

TUTOR PRESENCIAL: Gabriel Romão Guimara

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - POLÍTICAS PÚBLICAS

Trabalho apresentado para avaliação da ATPS, do curso Superior em Gestão Pública, 4º semestre, da Universidade Anhanguera - UNIDERP, ministrado pelo professor Gabriel Rumão Guimara.

Campinas, 06 de Novembro de 2014.

Introdução

Visando uma melhoria para nossa cidade, este trabalho tem como objetivo mostrar onde e como a política pública deve atuar em meio à sociedade.

Hoje é comum dizer que o Estado tem como dever de manter o bem-estar da sociedade, para que isso aconteça é preciso desenvolver ações e atuar diretamente nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, transporte público e etc, surgindo assim à política pública, que em geral são ações do governo voltadas para solucionar problemas da sociedade.

São as metas e planos adotados pelo governo que visam alcançar a melhoria para sociedades e o interesse público. Podemos dizer que o bem-estar da sociedade, é decidido e ainda definido pelo governo e não pela sociedade, porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral, pois, as solicitações são feitas através dos representantes que são os deputados, vereadores e senadores, que contatam os prefeitos, governadores e até o Presidente da República para atenderem as solicitações da população. No entanto, os recursos para atender as demandas da sociedade são limitadas e escassas. Os problemas da sociedade são apresentados aos representantes por meios de grupos organizados, como os sindicatos, entidades, ONGS, associação de moradores e etc. Esses grupos acabam se unindo para aumentar a possibilidade de que os problemas venham ser atendidos pelo Estado. Existem grupos que integram o sistema político apresentando os problemas da sociedade e executando ações, transformando assim em políticas publicas, são os chamados de atores. Existem dois tipos de atores os estatais e privados. Os estatais são os que exercem funções públicas no estado, ou seja, os políticos. Os privados são os que possuem vinculo com a estrutura administrativa do Estado, como os sindicatos, centro de pesquisa, associações, a imprensa entre outros.

Para formulação da politica pública existem cinco fases, são elas:

- Formação de agenda (seleção das prioridades)

- Formulação de políticas (soluções ou alternativas)

- Processo de tomada de decisão (escolha das ações)

- Implementação (execução das ações)

- Avaliação

É importante que os atores políticos, busquem formas para criar uma política publica de qualidade para o município, sendo capazes de ter um bom gerenciamento com os recursos financeiros evitando ações contraditórias por parte da administração. Podemos destacar algumas medidas que podem melhorar a qualidade da política pública no município, como realizar um planejamento estratégico, fazer um diagnostico municipal, elaborar programas, promover a participação social, entre outros. Um problema muito intrigante no município de Campinas é o grande e estressante transito causando assim muitos acidentes de transito. Veremos abaixo alguns pontos que podemos abordar para melhoria desse problema.

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

Hoje no município de campinas temos muitos problemas com o fluxo no transito. O trânsito acontece nas ruas, nas avenidas, nos logradouros, nas rodovias, enfim em todas as vias terrestres.

A luta contra o trânsito no município de campinas vem desde os anos 90, desde lá houve problemas com a municipalização e, controle da administração e gerenciamento do trânsito para o poder local.

O grande problema é como estão sendo aplicadas as políticas públicas, e quais os principais obstáculos para que se resolva o problema. A respeito da política local de trânsito em Campinas, três aspectos merecem ser destacados: a precariedade do transporte coletivo, o problema de educação no trânsito e a questão de aplicação efetiva das leis existentes no novo código de trânsito. Como um motorista deve ficar no final de um dia de trabalho onde sua ferramenta de trabalho (ônibus) está em péssimas condições causando-lhe desconforto, e não oferecendo uma boa qualidade de serviço prestado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com