TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuaçao Do Nutricionista Na Atençao Basica

Trabalho Universitário: Atuaçao Do Nutricionista Na Atençao Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

A atuação do nutricionista na Atenção Básica à Saúde em um grande centro urbano:

O nutricionista é um profissional importante na implementação de ações de promoção, tratamento e reabilitação da saúde. Porém, sua participação na Atenção Básica (AB) é reduzida.

O estudo analisou a atuação do nutricionista na AB de um grande centro urbano. Com abordagem quantitativa, dados populacionais da Secretaria Municipal de Saúde em um questionário semi-estruturado aplicado em entrevistas.

Realizado no estado de São Paulo, onde todas as regiões do município apresentaram-se com menor número de nutricionistas quando comparada à recomendação do Conselho Federal de Nutricionistas.

A atenção básica no SUS deve garantir o acesso universal aos serviços de saúde, sendo, preferencialmente, a primeira forma de atendimento à população. Dessa maneira, dependendo de sua capacidade resolutiva, a Atenção Básica pode, por meio de suas ações, resolverem grande parte dos problemas e necessidades de saúde da população. Sem a presença do nutricionista nesse espaço, pode ocorrer uma execução superficial das ações relacionadas à alimentação e à nutrição.

A ação no nutricionista no âmbito da Atenção Básica é promover uma ampliação da qualidade dos planos de intervenção. Sendo esses voltados para doenças e agravos não-transmissíveis, no crescimento e desenvolvimento na infância, na gestação e no período de amamentação. Assim, vemos como ações que promovam a segurança alimentar e nutricional é essencial à população como um todo.

Com o objetivo de ampliar as ações de (AB), a partir de 2008 foram criados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), que se caracterizam pela constituição em equipes multiprofissionais, pertencentes à ESF, atuantes na área de saúde e assistência social, sendo o nutricionista um dos profissionais que pode fazer parte delas.

O trabalho foi realizado no período de março a novembro de 2010, no município de São Paulo. Sendo as seguintes variáveis analisadas: quantidade de nutricionistas, quantidade de habitantes por coordenadoria regional de saúde, quantidade de ESF, vulnerabilidade social do local atendido pelas coordenadorias e atividades desenvolvidas pelos nutricionistas.

Os nutricionistas tanto em UBS quanto nos NASF tem como desafio a atenção a uma população numerosa e muitas das equipes destes níveis de assistência não contam com este profissional. Assim, as ações de alimentação e nutrição desenvolvidas por estas equipes podem estar inadequadas ou, no mínimo, insuficientes diante das necessidades da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com