TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Biométrica Na Educação física Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação Biométrica Na Educação física Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  4.573 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação biométrica na educação física escolar : uma proposta para acompanhamento do C.D dos alunos.

Avaliação biométrica nas aulas de Educação Física

Todos os alunos do Friburgo, do Ensino Fundamental ao Médio passaram por uma avaliação biométrica. A Biometria é definida como “a ciência que procura traduzir numericamente os fenômenos biológicos, estabelecendo relações entre os dados assim obtidos, com o fim de determinar as leis que os regem”.

1 – Determinar a condição física de cada aluno;

Deste modo, podem-se dosar os exercícios físicos que serão aplicados. Serão feitas várias medidas e solicitaremos exame médico de cada indivíduo. Com isto, teremos uma ideia do seu estado físico atual.

2 – Determinar o valor físico de cada aluno;

Através da aplicação de provas específicas, podemos classificar os indivíduos e adequar o trabalho a ser desenvolvido.

3 – Detectar assimetrias de forma;

O professor de Educação Física poderá, no exame de seus alunos, detectar alguma assimetria de forma, o que é de grande importância pois assim ele poderá encaminhar o aluno para tratamento adequado.

Algumas assimetrias podem inclusive ser corrigidas através da aplicação correta de exercícios.

4 – Detectar deficiências físicas;

Através de exames periódicos do aluno pode-se detectar certa falta de adaptação do organismo frente a determinados exercícios, que exigem novos esforços. Pode-se descobrir assim, deficiências que geralmente se traduzem por cansaço ou fadiga. Estas deficiências serão então tratadas convenientemente antes que produzam lesões mais graves e irreversíveis no organismo.

5 – Determinar o tipo constitucional (biótipo ou somatotipo).

O conhecimento do tipo constitucional de um indivíduo permite orientar e determinar quais são as atividades físicas mais indicadas para ele.

Através de exames biométricos poderemos acompanhar também a dosagem dos exercícios, adaptando-os às necessidades de cada um ou mesmo de um grupo. Além disso, pode-se ter ideia do rendimento e dos resultados que se está obtendo com a aplicação daqueles determinados exercícios em função da finalidade que se tem em vista.

O objetivo do Núcleo de Esportes, coordenado pelo professor Roberto Trindade, é acompanhar o curso de crescimento dos alunos, registrando seu peso e altura no início e final do ano.

“Desta forma poderemos acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos, orientar os pais caso haja necessidade, além de avaliar o trabalho executado nas atividades físicas da escola e verificar de que forma essas atividades contribuem para o desenvolvimento corporal do aluno”, explica o coordenador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com