TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Desempenho

Exames: Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

2 CONCEITO

O interesse pela liderança é tão antigo quanto o próprio homem. Bastou apenas que duas pessoas se encontrassem para que uma delas fosse solicitada a interpretar aquilo que deveria estar ocorrendo naquele momento e indicasse algum rumo a ser seguido. É possível dizer, então, que a busca de soluções para enfrentar os desafios propostos pela convivência humana data de tempos longínquos. Isso permite considerar que a liderança tenha sua origem no momento em que o próprio homem precisou organizar o mundo onde vivia, vendo-se praticamente obrigado a optar por algum tipo de orientação a respeito de como sair-se bem nele. (Bergamini, 2009 p. 1)

A liderança é o processo de conduzir grupos de pessoas, onde o principal interesse está em desenvolver suas habilidades, ao observar que, frequentemente o comportamento das pessoas tanto pessoal e profissional de seus colaboradores para identificar os pontos fortes e fracos de cada indivíduo e direcionar para a busca de melhorias contínuas, tanto ao aspecto técnico quanto ao comportamental. E também procura incentivar e engajar na realização de mudanças buscando a superação dos desafios de cada dia. E, assim, determinar prioridades e identificar as melhores soluções para os problemas, seja pessoais ou profissionais.

Algumas pessoas já nascem com algum tipo de predisposição a respeito de liderar, de estar à frente, de tomar objetivos alheios para si e traçar caminhos em busca da realização destes objetivos. Cabe refletir que, para poder liderar uma equipe, as pessoas precisam estar continuamente sendo desenvolvidas e aptas a fim de que empenhem na melhoria de suas atribuições demonstrando aos colaboradores, os benefícios do ambiente extrínseco e intrínseco, assim, estes últimos sirvam de fatores para a satisfação do colaborador.

A arte de liderar é de suma importância para as organizações, independente do tipo de organização humana. Liderar é conhecer e saber conduzir as pessoas, inovar, ter iniciativa, criatividade e “empreendedorismo”.

O interesse em se tornar um líder não é somente de gestores ou gerentes, mais de cada funcionário, seja ele qual for seu nível hierárquico.

2.1 Papel do líder

Certamente há vários estilos de liderança, sendo as mesmas emocionais, intelectuais, motivacional e expectativas pessoais, cada uma influenciando de maneira variada o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho. Isto porque, cada líder exerce seu papel baseado na personalidade e autoridade que possui.

O grande desafio nas organizações é a competência superior quando se fala em liderança, porque a mesma é o conjunto de qualidades, atitudes e comportamentos que faz as pessoas serem diferentes em questão de humanidade. Diante disso, a maior dificuldade está nas próprias diferenças entre as pessoas e por serem diferentes merecem tratamentos por vezes diferenciados.

Conforme Bergamini (2009), os principais problemas no desenvolvimento de liderança surgiram, pois as empresas não sabiam avaliar a competência daqueles que assumiam posições de chefes no ambiente de trabalho, pessoas que eram escolhidas para estar à frente de outras pessoas enxergavam a oportunidade como status, orgulho, apenas honrados e por isso não preocupavam com o que a liderança poderia influenciar na organização, fazendo com que as coisas não acontecessem da maneira que deveriam acontecer se explicando o insucesso das lideranças da época que não é muito diferente de algumas empresas de hoje, o que representa estagnação e até mesmo a falência.

Para a eficiente gestão da liderança e necessário que líderes tenham o poder de administrar conflitos na organização, saber lidar com diversidades culturais, integridades, honestidade, trabalho em equipe e trabalhar por melhorias que estimulem o desenvolvimento das pessoas.

Segundo Drummond (2007, p. 76):

O papel fundamental do líder é de ser o único capaz de ter criatividade e iniciativa. Deduz-se daí que a superioridade dos indivíduos é a invenção. E mais: que uns estão destinados a liderar e outros, a seguir.

2.2 Importância da liderança

Conforme Bergamini (2009) a liderança deve ser trabalhada ao longo do convívio entre lideres e seguidores, na intenção de propiciar motivação, confiança, criatividade assumindo desta maneira seu real papel nas organizações.

Uma característica importante do líder é saber se comunicar transmitindo informações para a organização com propósito de fazer algo acontecer, para isso, ele tem que passar uma mensagem clara para que todos entendam e que consigam alcançá-las. As pessoas confiam em líderes que demonstram ser coerente e honesto, sendo que, para o líder a aprendizagem é uma fonte de energia que mantém a liderança acesa onde faz surgir novas ideias e grandes desafios.

Certamente, liderar é um processo de auto-desenvolvimento onde o poder de domínio próprio é a arte de liderar a si próprio possuindo qualidades intrínsecas. Sendo assim, a liderança requer muito da flexibilidade, capacidade de ouvir o próximo, saber lidar com problemas e saber solucioná-los de modo satisfatório para a organização e para quem compõem o grupo.

As organizações demonstram que, as pessoas estão sob as ordens de um superior e que as tarefas são variadas, então, torna- se necessário, demonstrar a realidade de liderança e poder, para que possam atender as tomadas de decisões, assim as pessoas se dispõem de grande energia e tem uma maior participação, compromisso e responsabilidades entre si.

Tornando lideres em agentes de mudanças, além disso estarão aptos a resolver conflitos da melhor maneira possível, sempre aberto a ideias, a persistência, inteligência, tolerância, boa vontade e confiança.

Os objetivos da organização devem estar claros aos líderes para que, possam influenciar os colaboradores nessa busca. Cabe ao líder, a responsabilidade de promover ambiente de trabalho que propicie o desenvolvimento de relacionamentos entre os indivíduos.

É importante destacar que, o líder não motiva ninguém, mas através dele o comportamento dos colaboradores pode ser moldado para que os objetivos delineados pela organização sejam atingidos.

2.3 Traços do líder e Estilos de liderança

Conforme Chiavenato (2009, p. 102) quanto ao perfil do líder devem se considerar seus traços de personalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com