TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Desempenho

Trabalho Universitário: Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação de Desempenho

Avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real.

Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio à administração de recursos humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários, demissões, necessidades de treinamento etc. O gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor. Buscando sempre equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos traçados.

Pode-se inferir que um programa de avaliação de desempenho é bem sucedido quando os seus resultados são de fato utilizados. O volume maior ou menor de reclamação, queixas ou ressentimentos dos funcionários é um outro indicador da adequada utilização da avaliação de desempenho.

Tipos de Avaliação de Desempenho

Auto-avaliação

Este tipo de avaliação permite que o avaliado tenha a possibilidade de participar ativamente no processo, uma vez que o mesmo faz o julgamento sobre o seu desempenho, analisando e respondendo à ferramenta de avaliação, concluindo com seu parecer final. Esta avaliação é levada para uma entrevista com a liderança imediata para que façam comparações, consensem, comparem suas escalas de valores e estabeleçam metas de aperfeiçoamento e desenvolvimento.

Avaliação 90 graus

A avaliação direta é praticada pelo líder imediato na hierarquia funcional. Neste método, grande responsabilidade é atribuída ao líder imediato, que assumi o compromisso de emitir parecer sobre todos os seus subordinados diretos.

Avaliação 180 Graus

A avaliação 180 graus estabelece que o gestor realize uma avaliação de cada membro da sua equipe, com base em metas que lhes foram determinadas durante determinado período. Ou seja, é quando o líder realiza uma análise de como seu liderado se porta diante das atividades diárias, bem como daqueles momentos considerados inusitados e que podem surgir no dia a dia de trabalho Essa avaliação também se caracteriza por conter um plano de ação para o desenvolvimento de cada membro do time. Ou seja, quando o gestor identifica que um liderado possui dificuldades em realizar determinada atividade relativa ao seu cargo, deverá pontuar que competências precisam ser trabalhadas ou aprimoradas por aquele talento. Isso vale tanto para competências técnicas quanto comportamentais.

Avaliação 360 graus

Na avaliação 360º, e Avaliação Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor. Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.

Tal avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método de avaliação de desempenho é o mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa.

Avaliação 450 graus

Esse método de Avaliação veio complementar a avaliação de 360 graus. Continua envolvendo chefes, subordinados e pares. A diferença está na participação de um consultor externo.

A função deste consultor é verificar e analisar os questionários respondidos pelo corpo executivo sobre a própria condição dentro da organização, assim podendo cruzar as informações com as dos outros questionários respondidos pelos demais funcionários. Com essa análise em mãos o consultor e o corpo executivo podem assim traçar uma plano de ação para o aprimoramento dos pontos negativos, as formas, maneiras ou métodos para transformar os pontos negativos em pontos positivos.

Como implantar Avaliação de Desempenho

A área de Recursos Humanos deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com