TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Desempenho

Monografias: Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODOS E TIPOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Há uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. Os mais utilizados são:

 ESCALAS GRÁFICAS: É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Avalia as pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco). Geralmente, so fatores que as empresas mais utilizam são: Capacidade de trabalhar sob pressão, comunicação, relacionamento interpessoal, assiduidade e trabalho de equipe.

Este método é o mais utilizado nas empresas.

Pontos fortes: Avaliação simples e fácil de entender,

Principais desvantagens: Esta técnica está sujeita à interpretações subjetivas por parte do avaliador, pois cada pessoa interpreta as situações dentro da empresa a partir de uma ótica pessoal.

 ESCOLHA FORÇADA: Avalia através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases – o avaliador deve escolher entre as que mais representam (+) ou mais se distancia do avaliado (-).

As várias maneiras de aplicação do método são: Há um bloco que é composto de duas ou mais frases, onde o avaliador deve selecionar somente uma ou no máximo duas entre aquelas que mais se aproxima da atuação do funcionário; Existem duas frases com significativo negativo e duas com positivo dentro de cada bloco,e a pessoa que esta avaliando deve escolher a frase mias adequada e amenos adequado para descrever o desempenho do profissional que esta sendo avaliado; e Em cada bloco existem quatro fases com avaliações positivas e o avaliador deve selecionar as que mais de adequam ao desempenho profissional do funcionário avaliado.

No formulário onde ficam os blocos de características positivas e negativas, a pessoa que está avaliando deve localizar as frases que valem pontos,podendo se quiser alterar os resultado da análise.

Pontos fortes: Os resultados obtidos são mais confiáveis e sem interferências pessoais ou subjetivas que possam prejudicar a avaliação.

Pontos fracos: Embora de aplicação simples, sua elaboração é muito complexa, pois exige um planejamento bem cuidadoso e longo; Ele é essencialmente uma técnica discriminativa e comparativa e apresenta os resultados de maneira global, sem muitas informações específicas avaliando os funcionários somente por uma escala de fracos , médios ou bons;

 PESQUISA DE CAMPO: É um dos métodos mais complexos. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.

 MÉTODOS DOS INCIDENTES CRÍTICOS: Bastante simples, baseando-se nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso) – não se preocupa com o desempenho normal. Este métodos é muito utilizado juntamente com o métodos de escalas gráficas. Geralmente, algumas empresas ao avaliarem os seus colabores, utilizam o método de escalas gráficas, e no final da avaliação de desempenho, utilizam o método dos incidentes críticos, informando os pontos fortes e fracos dos colaboradores.

 LISTA DE VERIFICAÇÃO:É baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com