TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Desempenho

Projeto de pesquisa: Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

Avaliação de desempenho é uma técnica que auxilia a empresa a ter uma visão mais objetiva do desempenho e do potencial de cada funcionário. É uma ferramenta que permite avaliar e mensurar, de modo objetivo e sistematizado, como cada funcionário está desempenhando seu papel, e se ele está ou não correspondendo ao esperado de sua função. Neste artigo foi selecionada uma empresa do ramo jurídico, aqui nomeada como Pontes Advogados & Associados, para a fundamentação de nosso estudo com o intuito de propor um método de Avaliação de Desempenho adequado ao contexto da equipe de trabalho da empresa. O ambiente da organização é caracterizado pela falta de motivação e satisfação dos subordinados em relação a chefia, que é classificada como uma liderança de perfil autoritário, perfil este que é conhecido por exercer sua posição de poder de forma severa e altamente crítica com sua equipe, que é altamente cobrada por suas atividades e dificilmente recompensada de forma positiva por sua liderança. As indiferenças dessa relação hierárquica problemática, reflete em um ambiente organizacional opressivo e com grandes dificuldades no quesito comunicação, que apresenta-se defeituosa e muitas vezes inexistente entre os integrantes.

A partir de estudos e pesquisas a proposta de melhoria para a organização é integrar às rotinas organizacionais um método de avaliação de desempenho, que deve ser aplicado periodicamente para a identificação de pontos de melhoria e de pontos fortes da equipe, como forma de levantar as necessidades de cada colaborador e exaltar o bom desempenho de cada indivíduo. No desenvolvimento da pesquisa um modelo de avaliação é sugerido e apresentado de acordo com as necessidades organizacionais, e é também explicado sua forma de aplicação e quais os resultados esperados, a partir da implantação e execução dessa atividade, em relação aos colaboradores, ao líder e ao clima organizacional. Acreditando na melhoria expressiva da produtividade da equipe a partir do momento em que suas necessidades são compreendidas e, corretamente, administradas pela liderança, obtendo melhor interação e comunicação entre os integrantes desta empresa.

Palavras-chave: Desempenho, necessidades, comunicação.

1. INTRODUÇÃO

A avaliação de desempenho é o processo que viabiliza a comunicação interna da organização a fim de criar um ambiente melhor para se trabalhar, além de aumentar a produtividade, motivação e desenvolve um bom relacionamento entre a equipe, buscando atrair, valorizar e fortalecer a relação entre o colaborador com a organização, com intuito de gerar satisfação, fidelidade e comprometimento dos funcionários, sendo esta a chave para o sucesso da empresa e do colaborador.

Para desenvolver esse trabalho foi selecionada uma empresa no ramo jurídico, Pontes & Advogados Associados.

Ao realizar a pesquisa de campo, nos deparamos com o seguinte obstáculo: Implantar um método de desempenho que estimule o potencial dos funcionários, indicando suas necessidades de comunicação entre colaboradores e gestor, com o intuito de entender os objetivos da gerência e expressar a opinião dos subordinados em relação ao desempenho da chefia. E como implantar a avaliação de desempenho em uma micro empresa onde os funcionários são desmotivados e o gestor fechado para opiniões externas?

Utilizando os conceitos sobre Avaliação de Desempenho, este trabalho tem como objetivo principal pesquisar, analisar e sugerir alternativas de melhorias com relação a comunicação interna, com intuito de motivar o colaborador e fazer com que o mesmo comece a se sentir parte da empresa, como alguém que faça falta dentro do ambiente de trabalho, dessa forma fazendo com que o próprio funcionário se sinta valorizado dentro da organização, gerando assim um comprometimento e maior satisfação.

1.1 OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho é demonstrar como a escolha e a implantação certa das ações de Avaliação do Desempenho poderá ajudar a empresa a aumentar o comprometimento e a motivação dos seus funcionários.

1.1.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é identificar e avaliar quais as ações de Avaliação de Desempenho já existem na organização e quais poderão ser utilizadas na empresa Dal Pont Advogados & Associados e propor a reformulação e a utilização das mesmas para que haja uma melhora de comprometimento e na motivação dos seus funcionários.

1.1.2 Objetivos Específicos

a) Alcançar melhor clima organizacional;

b) Proporcionar mecanismo de diálogo entre subordinados e gestor;

c) Identificar necessidades de aprimoramento.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Segundo Gil (2001), a avaliação de desempenho constitui um meio para desenvolver os recursos humanos da organização. Graças a ela, torna-se possível: definir o grau de contribuição de cada colaborador para a organização; identificar os que possuem qualificação superior à requerida pelo cargo e em que medida os programas de treinamento têm contribuído para a melhoria do desempenho dos colaboradores; promover o auto conhecimento e o autodesenvolvimento do grupo; obter apoio para redefinir o perfil requerido dos ocupantes dos cargos, para remuneração e promoção; adquirir auxilio para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios. (GIL,2001, p. 149). ”A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro” (PONTES, 1996, p. 22). Avaliar o desempenho de um funcionário não está ligado somente ao estímulo salarial, mas ao desenvolvimento individual e organizacional possibilitando através da mensuração do desempenho tomar decisões acerca do colaborador e sua carreira.

Nunca foi tão importante conhecer e identificar as necessidades e os anseios

dos colaboradores como é no mundo corporativo vivido atualmente. Entretanto conhecer as necessidades dos funcionários não é o suficiente, o mais importante é compatibilizá-las com sua atuação e atividades exercidas no trabalho. Segundo Chiavenato (1994, 101) "as necessidades ou motivos não são estáticos; ao contrário são forças dinâmicas e persistentes que provocam comportamentos". São muitos os aspectos da vida que fazem com que as necessidades ou motivos pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com