TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Desempenho

Projeto de pesquisa: Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

2º SEMESTRE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 DESENVOLVIMENTO 1

2.1 Avaliação de desempenho ..............................................................................5,6,7

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir irá definir a avaliação de desempenho dentro de uma organização que permitem avaliá-los e compará-los em relação ao profissional. Sendo assim, o desempenho profissional resulta da aptidão para executar uma atividade, na qual se empenha esforço para obter resultados sendo, portanto a força motriz do desempenho operacional, que influencia e afeta diretamente o desempenho organizacional. Devido aos conhecimentos adquiridos com as disciplinas do 4º período do curso de administração, podemos abordar nessa estrutura textual a avaliação de desempenho dentro da organização.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Após o levantamento de dados e fatos sobre a avaliação de desempenho em uma organização, é necessário sistematizá-los em descrições e análises de requisitos definitivos.

2.1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho. Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de sua função no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio à administração de recursos humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários, demissões, necessidades de treinamento. O processo de avaliação de desempenho de um colaborador inclue, dentro outras, as expectativas desejadas e os resultados reais. Existem diversos sistemas e\ou métodos para avaliar o desempenho de um funcionário dentro de uma empresa. Variando de acordo com a necessidade do gestor, do setor e dos objetivos da avaliação, bem como o perfil dos avaliados e da dinâmica de observação utilizada. Listamos abaixo alguns métodos tradicionais utilizado no processo de avaliação de desempenho de candidato.

Escala gráfica de classificação;

Escala de distribuição forçada;

Frases descritivas;

Incidentes críticos;

Auto-avaliação;

Avaliação de desempenho;

Avaliação 360 graus;

Avaliação por competência e outros.

Também são utilizado para complementar a avaliação de desempenho um feedback entre funcionários e gestores, uma vez que tem como resultado informações relevantes, sólidas e tangíveis para um resultado eficiente. Este feedback fez com que o avaliado investisse ainda mais em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa. Por isso, manter este tipo de avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas na organização, seja qual for seu tamanho da mesma. São avaliados os subordinados, melhorando o clima de trabalho, investindo treinamento, melhorando a produtividade, desenvolvendo os métodos de remuneração, fazê-los trabalhar de forma mais eficiente. Assim todos ganham quando uma equipe é avaliada de forma satisfatória pelo gerente.

Diante da pluralidade das características identificadas, o uso de feedback que em seu significado mais amplo indica o realimentar ou dar o retorno ao avaliador e tem a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre alguma coisa pessoal ou profissional. Essa ferramenta é muito utilizada dentro das empresas para auxiliar, o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independente do cargo que ocupa dentro da organização, onde o uso de feedback torna-se importante ao permitir uma interação entre as partes envolvidas neste processo de avaliação, demonstrando os gaps de competências identificadas e assim prover as mudanças necessárias para o alinhamento dos interesses individuais aos interesses organizacionais.

FATORES QUE MELHORAM O DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS

Muitas vezes, um profissional pode dominar competência técnicas e comportamentais para atender às expectativas da organização. No entanto, não é apenas a boa vontade e o empenho do funcionário que exercem influência sobre sua performance, afinal a empresa que contratou também tem que dar suporte para que sua equipes sintam-se estimuladas, a vencer, e a superar desafios todos os dias. No entanto algumas ações forma realizadas:

LIDERANÇA: atuação do líder junto à equipe é fundamental, pra que obtenção de resultados surja não apenas como uma meta a ser atingida, mais sim como um desafio que permite aos liderados entenderem que aquele momento que vivenciam é uma oportunidade de desenvolvimento.

VALORIZAÇÃO: Quando uma pessoa realiza um bom trabalho, dá melhor de si e supera até mesmo as expectativas do que lhe foi solicitado, muitas vezes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com