TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do ensino do processo educacional na educação primária

Artigo: Avaliação do ensino do processo educacional na educação primária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Artigo  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do artigo: Avaliação do processo ensino aprendizagem na formação inicial

O processo de avaliação utilizado nas aprendizagens tem se voltado para tomada de decisão e rompimento de paradigmas. Pra esta quebra é preciso caminhar passo a passo, começando refletindo “para que vou avaliar o aluno, para que serve a avaliação”. (Sousa, 1999, p. 146).

Para discutir este contexto precisamos avaliar o papel que desempenha cada item envolvido no processo de aprendizagem como: os alunos, os professores, os métodos e as estratégias de ensino, as instalações administrativas e escolares, os programas de disciplina e os currículos vigentes e as políticas educacionais.

Na metodologia deste artigo podemos observar que pra Ferraz & Macedo (2003) a prática da avaliação escolar possibilita a aprendizagem de valores que vão além dos presentes nos currículos oficiais, tendo relação entre família e escola e profissionais da educação e a cooperação em aula.

Este artigo trás ainda reflexões e debates e praticas a respeito da avaliação no processo de formação; o assunto avaliação que é aplicada pelo professor dentro da sala de aula causa desconforto, é um assunto evitado pelos professores. Este desconforto pode ser justificado pela falta de preparo durante a formação dos professores acerca das percepções dos indivíduos e de como são desenvolvidas as aprendizagens.

Os futuros professores devem se enriquecer de uma pedagogia diferenciada, onde o professor formador se adeque às novas exigências buscando crescer tanto no conhecimento como nos aspectos didáticos.

A princípio esta discussão parece desanimadora pelos seus conflitos, porem isso se minimiza quando o conhecimento vai se tornando transparente e familiar, mediante a isso o professor se vê desafiado a planejar uma avaliação buscando a individualidade dos alunos sem esquecer o ser humano que deseja formar e o projeto da escola a se construir.

Outro assunto abordado é a qualidade em educação quanto ao valor social que vai além da preocupação dos professores para fazer parte da preocupação da sociedade global. A busca dos professores por novos meios acaba absorvida pelo sistema e acabam que na pratica utilizando formas de avaliar criticadas por eles mesmos. Porem a avaliação tem diversas funções servindo também o professor, a escola, a família e a sociedade. A avaliação vai imperar sobre o aluno durante todo período escolar, por fim construindo e definindo seu perfil enquanto cidadão, pois aprenderá a decidir suas preferencias a determinados conteúdos.

Por fim a avaliação escolar está presente em todos os momentos, de um lado os alunos se auto avaliam e avaliam o professor de outro lado o professor se auto avalia e avalia os alunos, sendo que essa intensa reflexão sobre o papel de cada um dentro de suas relações para que o ato de avaliar tenha uma boa qualidade para ambos e que seu peso não recaia sobre apenas um.

Neste ponto então podemos sistematizar a avaliação em duas perspectivas, uma tradicional e uma emergente. Onde situando-se na busca de práticas avaliativas professor e aluno assumindo a responsabilidade de se preciso for introduzir mudanças no sistema de ensino aprendizagem para que o objetivo seja a formação de cidadãos participantes na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com