TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e elaboração de Redação Técnica

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DOM ALBERTO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TRABALHO

Avaliação e elaboração de Redação Técnica

Trabalho apresentado à disciplina de Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Ms. Jane Jordan Klein, como requisito parcial para aprovação.

Vanessa

             

Santa Cruz do Sul, junho de 2015.



QUESTÕES DISCURSIVAS:

INSTRUÃO: Leia o texto para elaborar as atividades 1 e 2.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

Exmo. Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, João Ricardo Silveira, brasileiro, casado, empresário, portador da Cédula de Identidade R.G. nº 5554443332, residente e domiciliado na Rua Olaria, nº 310, Bairro Dona Carlota, cidade e Município de Santa Maria, vem à presença de V.Sa. para expor e requerer o que segue:

Na localidade em que o requerente reside tem aumentado muito a violência. O número de assaltos, agressões e até mortes, dada a brutal insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos, pois só tem crescido mais e mais nos últimos meses a criminalidade. Já não é possível trabalhar com segurança ou transitar com o mínimo de tranquilidade, nem mesmo durante o dia. E o pior é que nossas crianças e adolescentes já não podem mais circular livremente pelas ruas, como antes faziam.

 

Diante do exposto, a fim de garantir a paz, segurança dos moradores e facilitar o acesso à Polícia, vem por meio deste solicitar a V.Sa sejam adotadas urgentemente as providências necessárias para a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de homens da policia, o que garantirá o bem-estar de nossa população já tão sofrida. Certo de sua compreensão,

Pede e aguarda pronto deferimento.

Santa Maria, 02 de maio de 2013.

João Ricardo da Silveira

João Ricardo da Silveira

Empresário


ATIVIDADE 1

Avalie o requerimento acima, observando se o texto segue a estrutura e a linguagem exigida pelo gênero. Aponte, em forma de tópicos, as inadequações encontradas (conforme conteúdo do plano de aula).

RESPOSTA:

  • Falta de espaço entre a linha 1, onde se invoca a pessoa para a qual se está solicitando algo, e a linha 2, onde inicia a apresentação do requerente.
  • Uso de palavras e informações desnecessárias, como exemplo a linha 7 (Na localidade que o requerente reside...)
  • Uso de expressões fora da norma culta, como na linha 12 (E o pior...)
  • Fecho fora do padrão, onde poderia ser utilizado, “Nesses termos, Pede Deferimento.” ou “Nesses termos, Aguarda Deferimento.”.


ATIVIDADE 2

Após avaliar e apontar inadequações encontradas no texto reescreva o documento atendendo ao estilo de linguagem e estrutura que este deve seguir.

RESPOSTA:

Senhor Secretário de Segurança Pública do RS,

                    João Ricardo Silveira, brasileiro, empresário, portador da cédula de Identidade R.G. nº 5554443332, residente e domiciliado da Rua Olaria, nº 310, vem à presença de Vossa Excelência requisitar a instalação de um Distrito Policial, bem como a presença ostensiva de policiais no Bairro Dona Carlota, por motivo do aumento de violência, assaltos, agressões e mortes no Bairro.

A criminalidade é tamanha que crianças e adolescentes estão restritos a sair de suas casas, e também inevitável trabalhar com segurança e circular com serenidade, até mesmo durante o dia.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

Santa Maria, 02 de maio de 2013.

João Ricardo da Silveira

João Ricardo da Silveira

Empresário

        


ATIVIDADE 3

Para a elaboração desta atividade, tome por base a seguinte situação HIPOTÉTICA:

CONTEXTO: Em seu escritório de Assessoria Jurídica, um advogado é procurado pela cliente Rosana Santos Gonçalves que deseja entrar com uma ação de indenização contra José Carlos de Mattos por danos materiais, em virtude de prática de crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Rosana Santos Gonçalves, que se envolveu em um acidente de trânsito, relatou ao advogado o seguinte:

[...] moro em Santa Cruz do Sul. Era dia 21 de dezembro e eu estava indo para o trabalho em Vera Cruz. Recordo-me que era dia chuvoso, um trânsito intenso naquele horário, às 7h da manhã, como é de costume, os carros vinham em fileira, um atrás do outro [...] e o que aconteceu foi que logo depois do trevo, indo em direção a Vera Cruz, no trecho de faixa contínua para os dois lados, um caminhão branco que vinha no sentido Vera Cruz/Santa Cruz do Sul, por algum dado motivo, perdeu o controle e avançou na pista do sentido contrário, nesse avanço ele bateu em uma moto e a jogou longe [...] sabe-se que ele saiu da pista dele e invadiu a outra pista [...] nesse choque, meu carro foi atingido pelo caminhão na parte frontal e lançado para fora da pista. O carro ficou amassado na parte da frente, a pintura toda arranhada [...] foi preciso acionar o seguro, chamar o guincho para tirar o carro do local do acidente e levá-lo a uma oficina autorizada. Por fim, foram gastos quase R$ 3.000,00 entre seguradora, guincho, corridas de táxi e aluguel de um carro por 10 dias. [...] o motorista do caminhão chama-se José Carlos de Mattos, um motorista profissional, dirigia um Mercedes Benz, placas IEF-5182. Eu dirigia o automóvel Renault/Fluence, placas ISD-9263.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (482.7 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com