TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ayrton Senna – Vida e início de carreira

Por:   •  5/8/2018  •  Seminário  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

2017.2 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO

 

 

 

 

 

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÚLIO MARTINS DA SILVA NETO - 20170109422

JOÃO VICTOR DINIZ MEDEIROS - 20170139379

JOÃO PESSOA - PB

JUNHO/2018

Ayrton Senna – Vida e início de carreira

                Ayrton Senna da Silva, nascido ao dia 21 de março de 1960, no bairro Cerqueira César na cidade de São Paulo,  foi criado no bairro Jardim São Paulo, localizado na mesma cidade. Filho de um empresário, logo se interessou por automóveis. Incentivado pelo pai, um entusiasta das competições automobilísticas, ganhou o seu primeiro kart feito pelo próprio pai (Sr. Milton), aos quatro anos de idade, e que tinha um motor de máquina de cortar grama. A habilidade do garoto na condução do novo brinquedo impressionou a família. Aos nove anos, já conduzia jipes pelas estradas precárias dentro das propriedades rurais do pai.

Passou um bom tempo competindo em corridas de Kart, onde conquistou diversos títulos regionais (1974/1976), brasileiros (1978/1979/1980), sul-americanos (1977/1980) e o vice-mundial (1979/1980), inclusive quebrando alguns recordes, e também sendo homenageado, transformando o Kartódromo de Interlagos no Kartódromo Ayrton Senna.

Iniciou sua temporada na Europa competindo pelo Fórmula Ford 1600, em 1981, onde conquistou o campeonato inglês uma temporada competindo pela Ralf Firman. Entretanto, apesar da brilhante temporada, com 12 vitórias em 20 corridas, não conseguiu patrocinadores e acabou tendo de voltar ao Brasil por não conseguir se sustentar na Europa. Sua família não o apoiava integralmente, visto os perigos e riscos das pistas de corrida, e o colocou para administrar uma loja de material de construção que seu pai criara. Ficou no ofício até fevereiro de 1982, quando decidira seguir a carreira novamente, voltou de novo à Europa, onde no corrente ano conquistou o título de campeão europeu e britânico da Fórmula Ford 2000.

Em 1983, começou a competir pela Fórmula 3, vencendo o campeonato inglês somando treze vitórias de vinte corridas, sendo nove consecutivas. No mesmo ano, foi convidado para fazer testes nas equipes de Fórmula 1 da McLaren, Williams e Brabham, onde impressionou todos os diretores, conseguindo marcas melhores que a dos pilotos de testes e dos principais, mas iniciou sua carreira na categoria, marcada por glórias, na modesta Toleman.

Após várias reviravoltas no elenco da Toleman, Senna acabou conseguindo se tornar o piloto principal e fez sua primeira corrida no GP do Brasil em 1984. GP esse que não foi bom para os brasileiros, visto que Nelson Piquet errou a largada e Senna precisou sair da pista com problema no turbo.

A partir daí, se tornou destaque em todas as edições que participou, trazendo grande orgulho ao povo brasileiro, e ameaçando a soberania do francês Alain Prost, seu arqui-rival das pistas.

Ayrton Senna – Auge da carreira, acidente e morte

                        

Senna atraiu a atenção de diversas equipes de Fórmula 1 como Williams, McLaren, Brabham e Toleman. Ao contrário do que se imagina, seu compatriota Nelson Piquet não se opôs à sua contratação pela Brabham. A patrocinadora da equipe, a Parmalat, tinha mais interesse em ter um piloto italiano na equipe do que ter dois brasileiros, influenciando na decisão da equipe em contratar o piloto italiano Teo Fabi para a temporada. Senna, imaginando que Piquet tinha mais influência na equipe, ficou ressentido, declarando em uma entrevista que "Ele (Piquet) não ajudou e nem atrapalhou", dando a entender que sua ida à Brabham foi vetada pelo então bicampeão mundial. Assim, das três remanescentes, apenas a equipe Toleman ofereceu a ele um carro para disputar o campeonato do ano de 1984.

Senna marcou seu primeiro ponto no campeonato mundial de pilotos logo no segundo grande prêmio que disputou, na África do Sul. Ele repetiu isso duas semanas depois, no Grande Prêmio da Bélgica, acumulando bons resultados. Uma semana depois, o piloto brasileiro não conseguiu tempo para o Grande Prêmio de San Marino, e foi a única vez na carreira que isso aconteceu.

No GP de Mônaco, sua performance trouxe-lhe todas as atenções das demais equipes. Classificou-se em 13º no grid de largada, e fez um rápido progresso através das estreitas ruas e começou a ameaçar o líder Alain Prost, e continuou por várias voltas lutando pelo primeiro lugar com seu limitado Toleman. A esta altura já chovia muito no circuito e a corrida foi interrompida na volta 31 por razões de segurança. Senna chegou a comemorar a vitória ultrapassando Alain Prost a poucos metros da linha de chegada mas, nesses casos, o regulamento mandava considerar as colocações da volta anterior e, ainda, por ter sido interrompida com menos da metade da corrida, os pontos deveriam ser computados pela metade.

Senna ainda ganharia dois pódios naquele ano , terceiro no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, e no GP de Portugal. Isso o deixou empatado com Nigel Mansell com treze pontos, apesar de ter perdido o GP da Itália quando a Toleman o suspendeu de correr por quebra de contrato, depois de ele ter assinado com a Lotus para a temporada seguinte.

Tendo assinado com a Lotus, começou com uma corrida infeliz ao abandonar a pista por problemas técnicos no circuito de Jacarepaguá, No Rio. Na segunda corrida do ano, o GP de Portugal, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1. Ayrton Senna conseguiu sua segunda vitória, também sob chuva, no GP da Bélgica. Graças ao seu excelente desempenho nos treinos, Senna passaria a ser o "rei das pole positions". Mas, nas pistas, ele não terminou a maioria dos grandes prêmios. Encerraria o ano com uma corrida marcante no GP da Austrália, quando pilotou um bom tempo sem o bico do carro, mas o carro mais uma vez não aguentou o esforço e Senna abandonou a corrida. Senna terminou a temporada em 4º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos com 38 pontos e seis pódios (duas vitórias, dois segundos e dois terceiros lugares). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com