TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

-----------------------------------------------------------------------------------------

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................P. 04

REFERENCIAL TEÓRICO...............................................................................P.06

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL................... ..P.07

REGISTRO REFLEXIVO DA PESQUISA DE CAMPO....................................P.09

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................P.11

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA.......................................................................P.12

APÊNDICE........................................................................................................P.13

1INTRODUÇÃO

“O jogo, a brincadeira e o brinquedo são instrumentos importantes no processo de aprendizagem, e também como conhecimento a ser compreendido pelo alunado” cita Fogaça, Junior Orlando Mendes, em seu livro Ensino da Educação Física Escolar, (2009) p.115. O jogo é necessário ao nosso processo de desenvolvimento e tem uma função vital como forma de assimilação da realidade, visto que através do jogo do faz de conta, a criança cria uma situação imaginária de mundo.

Continua o autor: A necessidade do lúdico no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos, colabora na transformação do processo interpessoal, onde o jogador tem necessidade de coordenar diferentes pontos de vista, estabelecer relações e resolver conflitos.

BRUNER, Ratner (1978 considera as brincadeiras como relevantes para o desenvolvimento cognitivo , estimulando a aprendizagem da linguagem e a solução de problemas. Ao propor o lúdico para ensinar crianças de diferentes idades, em situações estruturadas, com a mediação de adultos, Bruner concebe-o como forma de exploração, estratégia que leva ao pensamento divergente, por sua característica pouco opressora e estimuladora da criatividade.O jogo cria oportunidade para a a criação do pensamento abstrato na criança; ajudando a desenvolver a criatividade, adjetivo necessário na vida futura de todo cidadão; além de que a prática do jogo, proporciona uma interação entre os colegas, desenvolvendo a socialização, a oralidade, o raciocínio lógico matemático, aguça a responsabilidade no cumprimento das regras definidas, a competição, a elaboração de estratégias, e o desenvolvimento intelectual dos sujeitos; Isso sem falar de alguns, que dinamizam o movimento, e ensina a analisar os “erros” e aprender com eles.

Os jogos mantém uma relação estreita com a construção do conhecimento e possui um elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.

Em vista disso, tem este a finalidade de expor dois jogos praticados em nossa região, que englobam o que Piaget propõe que se estruture os jogos nas formas de exercícios, símbolo e regra, observando o desenvolvimento da criança e em seu estágio de desenvolvimento cognitivo.

Visamos com esse trabalho explicar que através do jogo é possível desenvolver a capacidade de absorver a estimulação da imaginação, a auto-afirmação e a autonomia; bem como o entendimento da limitação de espaço, da existência de regras;

Pretendemos demonstrar que através da brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, afinar a afetividade, e também lidar com as frustrações.

Nosso grupo partiu da situação existente em uma Escola Municipal na cidade de Vilhena, onde o jogo e a recreação fazem parte do currículo escolar, obtendo ótimos resultados.

Além da pesquisa bibliográfica, buscamos nessa Escola, junto à professora de Educação Física, explicações detalhadas de como a inserção dessa disciplina vem melhorando o desenvolvimento escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com