TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCANDO E APRENDENDO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VERA LUCIA BARASUOL MERTEN

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: BRINCANDO E APRENDENDO

[pic 3]

IJUI

2014

VERA LUCIA BARASUOL MERTEN

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: BRINCANDO E APRENDENDO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino da Arte e Musica, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade, Seminários V e Estágio Curricular Obrigatório I – Gestão.

Profs: Rosely Mantagnini, Keila Tatiana Boni, Andréia Zompero, Raquel Lemos e Vilze Vidotti.

Tutor(a) de sala: Fatima Kommers

IJUI

2014

Introdução

O presente trabalho aborda a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes no dia-a-dia das crianças e são atividades que são realizadas nas creches, escolas, pracinhas enfim, acontece em qualquer lugar, basta a criança estar disposta a brincar e a usar sua criatividade para que ela possa entrar no mundo da imaginação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois através dessas atividades a criança formula conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, desenvolve as potencialidades da criança. Brincando a criança compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. Os jogos e brincadeiras traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança integrar-se na sociedade e construir seu próprio conhecimento. Um dos aspectos mais relevante dessa atividade para o ambiente escolar é o desenvolvimento das funções psíquicas em que a criança aprende desenvolver as suas funções psicológicas superiores, como a atenção, memória e o controle da conduta, que além de ajudar as crianças a aprenderem com mais facilidade, as ajudam a explorar o meio em que vivem compreendendo os objetos da cultura humana, internalizando assim regras e papéis sociais tornando-se apta a viver em sociedade.

Desenvolvimento

A Educação Infantil desde sua iniciação, até os dias de hoje vêm provocando inúmeros questionamentos, tanto em relação as práticas pedagógicas adotadas para aprendizagem, quanto sobre as atividades lúdicas que devem fazer parte do contexto escolar nessa fase da vida, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) do ano de 2008.

Para a compreensão da importância dos jogos e brincadeiras para aprendizagens das crianças nos baseamos nos estudos de Piaget (1978), onde destaca que o jogo infantil é dividido em três fases distintas: jogos de exercício, simbólico e com regras, afirmando que através desse contato lúdico as crianças desenvolvem hábitos e formam sua própria personalidade; Vygotsky (1984) e sua abordagem sociocultural, retratando a importância dos jogos e brincadeiras para que as crianças comecem a desenvolver determinadas habilidades/competências e incorporar os modos e costumes de sua comunidade local.

Uma das principais características das crianças é sua imaginação, que as leva a realizar um mundo de coisas. Em idade pré-escolar, algumas atitudes em relação ao ato de brincar vão se delineando e ampliando formas de ação com relação a elementos presentes em sua realidade que ainda não está ao seu alcance, como evidencia-se em Vygotsky: Propõe que o brinquedo, o brincar, surge nas atividades das crianças em idade pré-escolar como uma forma de atender desejos que não podem ser imediatamente satisfeitos. Como por exemplo, quando a criança vê um adulto dirigindo e ela imita-o através de jogos e brincadiras pois, as crianças, em idade pré-escolar se envolvem num mundo ilusório e imaginário, onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e a esse mundo chamamos de “brinquedo”, o que não quer dizer que todos os desejos não realizáveis deem origem aos brinquedos.

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI),  evidencia que ao se tratar de Educação Infantil, deve-se sobretudo não só  respeitar o nível de aprendizado das crianças, como, garantir-lhes oportunidades de conhecimentos socialmente construídos dos mais diversos.


Entre 2 a 4 anos, surgem os jogos simbólicos ou jogos de faz de conta. São exercícios onde a criança utiliza sua imaginação, criatividade, suas potencialidades...Primeiramente de forma individual, para representar papéis, situações, comportamentos, realizações, utilizar objetos substitutos: por exemplo uma caixa de fósforos que se transforma em um carrinho.
Sendo a última fase os jogos com regra que acontecem por volta dos 5 anos de idade, onde as crianças saem de sua individualidade e passam a ter maior contato com o social, desenvolvendo nesses jogos aprendizagens de regras de comportamento, argumentos, respeito às ideias entre outros.

Por volta de 4 a 7 anos, os jogos simbólicos começam a declinar, pois: “ao aproximar-se ainda mais do real, o símbolo acaba perdendo o seu caráter de deformação lúdica para se avizinhar de uma simples representação imitativa da realidade” (Piaget:1978, p. 175)

Com a declinação dos jogos simbólicos, as regras começam a se manifestar na criança, mas é, sobretudo na idade de 7 a 11 anos, aproximadamente, período de pensamento operacional concreto, que o jogo de regras se constitui, pois ele é uma atividade lúdica do ser socializado que se estenderá por toda a vida. Para Piaget, no período operatório concreto, o pensamento continua ligado à realidade empírica, porém há limitações.


Os jogos com regras são considerados por Piaget (1978) como uma ferramenta indispensável para este processo. Através do contato com o outro a criança vai internalizar conceitos básicos de convivência. A brincadeira e os jogos permitem uma flexibilidade de conduta e conduz a um comportamento exploratório até a consecução do modelo ideal de se portar com o próximo, resultado de experiências, conflitos e resoluções destes (Bruner, 1968).

Os jogos e brincadeiras além de terem sentido para as crianças, tem por trás de si certa intencionalidade, trazem nas suas regras e normas alguns elementos importantes para serem trabalhados na Educação Infantil como: o respeito, a solidariedade, companherismo, além de promover a interação e integração das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com