TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ba-Gestão Do Conhecimento

Trabalho Universitário: Ba-Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  5.685 Palavras (23 Páginas)  •  3.460 Visualizações

Página 1 de 23

O que é o Ba ?

Ba é um conceito criado pelo filósofo japonês Kitaro Nishida(1921-1970) e adaptado para o mundo corporativo ,em 1996, por Ikujiro Nonnaka e Hirotaka Takeuchi.Literalmente seu conceito a grosso modo significa”lugar” ou "porto”.É definido pelo próprio Nonaka como um «espaço compartilhado em movimento».

O conceito de Ba é entendido e interpretado no mundo corporativo, como o tempo e o espaço fenomenológico onde o conhecimento emerge,como uma “corrente de significado”(Bohm,1996).

O conhecimento não existe apenas na cognição de uma pessoa.Ao contrário é criado em ações localizadas.O Ba na Gestão do Conhecimento: Capacidade de explorar NOVAS IDÉIAS com a combinação de outras por toda a empresa.

Embora seja mais fácil considerar o Ba como um espaço físico como uma sala de reuniões,ele deve ser entendido como interações que ocorrem em um tempo e local específicos.

O Ba é uma forma de organizar a criação de significados,não um modo de organização,como a hierarquia ou a rede.O Ba proporciona energia,a qualidade e os locais para desempenhar as conversões individuais de conhecimento e percorrer a espiral de conhecimento(SECI).

O Ba pode ser dividido da seguinte maneira:

-Ba da Criação(Originating ba)- É o lugar em que a criação do conhecimento se dá por meio da interação entre os indivíduos ,trocando experiências,emoções e modelos mentais.

Ele caracteriza o inicio do processo de transformação do conhecimento e equivale ao processo de socialização,que é a interação entre conhecimento tácito x tácito.

O Ba da Criação é responsável pelo surgimento de ativos do conhecimento como habilidades individuais e know-how.

-Ba da Interação(dialoguing ba)- é o lugar onde se dá interação entre o conhecimento tácito e explícito.

Nesse tipo de Ba,os indivíduos compartilham com grupos suas experiências e convertem a criação por meio de documentos ou forma explícita, para propiciar que outros indivíduos e grupos tenham acesso.

Exemplos são os relatórios e manuais técnicos criados pelas empresas de engenharia.

1

-Ba Virtual-Sistemático(Systemizing ba)- Lugar em que é utilizado ferramentas da Tecnologia da Informação:

-Chats,Redes- On line,Vídeo Conferências,Bancos de Dados,Intranets,etc.

-Utilização a combinação que é a conversão do conhecimento explícito para explícito.

Trata da criação de uma cultura organizacional do conhecimento, para que o conhecimento coletivo e individual permaneça na empresa compartilhados entre grupos.

-Ba do Treinamento(Exercing ba)-Lugar onde ocorre a integração dos conhecimentos criados anteriormente(Socialização,Externalização e Combinação),dando origem à conversão do conhecimento explícito em tácito.

-O ativo oriundo neste Ba é conhecido como Know How,onde se criam novos procedimentos comportamentais na organização,pela prática.

O ba é suficientemente impreciso mas orientado de tal modo a favorecer a emergência coletiva de conhecimento novo sobre a base da participação dos indivíduos sem que

estes arrisquem, por uma razão ou outra, de perderem sua individualidade.

2

Como se organiza o Ba?

O Ba como, já mencionado anteriormente e também já classificado,possui outros tipos de Bas,esses ajudam na transmissão do conhecimento através da espiral do conhecimento( SECI).

Cada corresponde a uma etapa dessa espiral,ajudando a repassar e transformar os conhecimentos tácito e explícito dentro da corporação.

O BA é uma forma de organizar a criação de significados.Uma empresa pode ser vista como uma configuração orgânica de vários Bas onde as pessoas interagem umas com as outras e com o ambiente,com base no conhecimento que possuem e no significado que criam.Quando as empresas são vistas como configurações orgânicas de Ba, e não como estruturas organizacionais,é possível ver qual tipo de conhecimento inserido,e que tipo de interações são necessárias entre elas para criar conhecimento,sem estar restrito à estrutura organizacional existente.

Devemos também considerar o que é exatamente limite para uma empresa.O Ba não se limita a uma única organização,mas pode ser criado através dos limites das organizações.Ele pode ser construído como uma joint venture com um fornecedor ,como uma aliança com um concorrente(uma possível fusão) ou como uma relação interativa com clientes,universidades,comunidades locais ou mesmo com o governo.Os membros da organização transcendem o limite participando do Ba e transcendem ainda mais o limite do Ba quando ele está conectado a outro Ba.

Um exemplo de como se organiza o Ba na prática é o Seven Eleven do Japão.A empresa usa o Ba para criar conhecimento,onde os empregados da loja acumulam o conhecimento tácito sobre as necessidades dos clientes através das interações pessoais.Essa prática municia os empregados de informações e conhecimento sobre os clientes.Com isso eles podem “ver ” e “sentir” o quanto determinados itens irão vender em suas lojas,embora não possam explicar por quê.

Então esse conhecimento tácito sobre os clientes é convertido em conhecimento explícito na forma de “hipóteses” sobre as necessidades do mercado.

Outro instrumento para facilitar a construção de hipóteses é o uso dos conselheiros de campo,que visitam as lojas regularmente.Eles se engajam no diálogo com os proprietários e os empregados da loja e os aconselham a fazer os pedidos e administrar a loja. A meta é articular o conhecimento tácito dos proprietários da loja.Se um conselheiro de campo observar uma hipótese exclusiva pode compartilhá-la com outras lojas.Ou seja ,é a disseminação do conhecimento pois o que eles colhem é repassado também para outros conselheiros de campo de outras zonas,fazendo o conhecimento das melhores práticas se espalhar para que a empresa possa melhor servir e orientar seus empregados e franqueados para melhor atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com