TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baquete Para Deficientes Fisicos

Artigo: Baquete Para Deficientes Fisicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

O Basquetebol em Cadeira de Rodas é uma modalidade Para-desportiva desenvolvida de forma adaptada para que pessoas com deficiência física de membros inferiores, bem como aqueles que não podem, por orientação médica, praticar o basquetebol na forma convencional possam jogar utilizando a cadeira de rodas como forma de locomoção em quadra.

A modalidade, criada na década de 30 na Inglaterra por iniciativa do neurologista alemão Ludwig Guttmann, foi utilizada primeiramente para auxiliar no processo de reabilitação dos acidentados de guerra. Logo a modalidade foi difundida e no ano de 1947 foi realizado o primeiro Stoke Mandeville Wheelchair Games. Já no ano de 1956 foi realizado o primeiro torneio de basquetebol em cadeira de rodas em Stock Mandeville, dando origem a Federação Internacional dos Jogos de Stock Mandeville que era composta não apenas da modalidade basquetebol em cadeira de rodas.

Nos Estados Unidos o esporte para pessoas com deficiência teve início oficialmente no final da segunda Guerra Mundial entre 1944 e 1952, quando os soldados americanos voltaram para suas cidades de origem com vários tipos de mutilações e outras deficiências físicas. Nesse sentido a PVA (Paralyzed Veterans of América), teve fundamental importância para o desenvolvimento da modalidade naquele país.

No Brasil, devemos a Sérgio Del Grande a introdução da modalidade. Em 1951, ele sofreu um acidente durante uma partida de Futebol, e ficou paraplégico. Os médicos recomendaram a ele que viajasse para buscar tratamento nos Estados Unidos.

Naquele país, Sérgio percebeu o quanto era dado valor para a prática esportiva associada ao processo de reabilitação. Em meados da década de 50, Del Grande voltou para o Brasil, trazendo consigo uma cadeira de rodas especial para a prática do

Basquete para deficientes físicos

Basquetebol. Ele fundou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo e procurou incentivar outras pessoas com deficiência a praticar a modalidade, através de exibições. Como sua cadeira havia sido fabricada nos Estados Unidos e não existia modelo parecido no Brasil, um fabricante procurou Sérgio para desenvolver aquele material aqui, utilizando de sua cadeira de rodas como protótipo. Em troca, Del Grande solicitou que o fabricante desse a ele 10 cadeiras de rodas, para que a primeira equipe fosse formada. E foi o que aconteceu.

Internacionalmente o basquetebol em cadeira de rodas cresceu rapidamente e em 1973 foi criada uma subseção dentro da Federação Internacional dos Jogos de Stock Mandeville a fim de cuidar especificamente da modalidade. Em 1989 essa sub-seção recebeu o nome de IWBF-Internacional Wheelchair Basketball Federation.

Mais Sobre a Modalidade

Embora o termo adaptado seja referência para a modalidade, as adaptações são poucas, sendo exigido do atleta que optou pela prática de rendimento, as mesmas responsabilidade e exigências da modalidade na forma convencional a fim de alcançar a VITÓRIA, ou os benefícios da prática visando a qualidade de vida e saúde.

Em termos do local de prática, o jogo é realizado em quadra das mesmas medidas que o basquetebol convencional, bem como o tempo de jogo, a quantidade de faltas, número de jogadores, a técnica de arremesso, passe e finta. O que torna o basquetebol em cadeira de rodas diferente do basquetebol convencional é a forma de locomoção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com