TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Fisiologicas

Artigo: Bases Fisiologicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade

1) Quem realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães? Em qual ano? Quais americanos também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano? O que essas experiências têm a ver com o nosso dia a dia?

O alemão Rubner (1894), realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães

Essas experiências, juntamente com as dos americanos Atwater e Benedict, determinaram que é possível medir as taxas metabólicas no ser humano, medindo o volume e a composição do ar expirado. O que essas experiências tem a ver com o nosso dia a dia? São elas que possibilitam medir as calorias dos carboidratos, gorduras e proteínas, dos alimentos ingeridos. Além disso, foram a base para posteriormente calcular o gasto calórico no repouso e durante a prática de atividade física.

2) Quais as seis formas de energia? A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho. De acordo com a unidade, que tipo de trabalho pode ser realizado?

Nuclear, Térmica, Luminosa, Química, Mecânica, Elétrica. Sim, pode. O trabalho de algum órgão interno, por exemplo, o funcionamento do coração, fígado, pulmões e outros.

3) Faça um resumo com as suas palavras sobre o ciclo energético biológico.

A energia solar provém da energia nuclear. Essa energia alcança a terra em forma de energia térmica (por isso sentimos o calor do sol) e luminosa (por isso fica claro). Os vegetais verdes utilizam essa energia e, com a água e o dióxido de carbono, por meio da fotossíntese, transformam essa energia em energia quí- mica. Essa energia é utilizada para elaborar moléculas alimentares de glicose, proteínas, lipídios e celulose. Os animais se alimentam desses vegetais para se abastecerem de energia. Os seres humanos se alimentam dos vegetais ou dos animais para obter energia e, consequentemente, nós dependemos da luz solar para a nossa sobrevivência. Os alimentos que ingerimos juntamente com o oxigênio que absorvemos são transformados em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) e é liberada uma grande quantidade de energia quí- mica. Essas reações químicas recebem o nome de respiração. A respiração tem como finalidade fornecer energia para Fontes de trabalho. Como dissemos anteriormente, este trabalho pode ser externo (como correr, nadar, pedalar) e/ou interno (para o funcionamento dos órgãos). Todo esse processo é conhecido como ciclo energético biológico.

5) Quais vias produzem energia para formar o ATP novamente? Explique resumida¬mente com as suas palavras cada uma.

Sistema Anaeróbio Alático, Sistema Anaeróbio Lático e Sistema Aeróbio

Sistema Anaeróbio Alático: A fosfocreatina é armazenada nas células musculares. Ela é semelhante ao ATP por também possuir uma ligação de alta energia no grupo fosfato. A quantidade de ATP disponível a partir do sistema fosfagênio equivale a uma quantidade entre 5,7 e 6,9 kcal, não representando muita energia para ser utilizada durante o exercício.

Sistema Anaeróbio Lático: Menos eficiente, produz ácido lático, adiantando a fadiga muscular.

Sistema aeróbicoconsiste no término da oxidação dos carboidratos envolve a oxidação dos ácidos graxos. Ambas as partes do sistema do oxigênio possuem o Ciclo de Krebs como sua via final de oxidação.

6) Quais as demandas energéticas no repouso?

No repouso, aproximadamente 65% da energia é obtida a partir das gorduras, e aproximadamente 35% da energia é obtida a partir dos carboidratos.

7) Segundo Hill (1999), qual a contribuição anaeróbia de energia, para o sexo masculi¬no e feminino, nos 400, 800 e 1.500 metros?

Para o sexo feminino, nos 400m, 800m e 1.500m, a contribuição de energia advinda do sistema anaeróbio era de 62%, 33% e 17%, respectivamente. Para o sexo masculino, a contribuição era de 63%, 39% e 20%, respectivamente.

8) Defina o que é oxigênio de recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com