TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Fisiologicas

Pesquisas Acadêmicas: Bases Fisiologicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade no Portfólio:

Objetivos:

• Conhecer a história da Fisiologia do Exercício.

• Proporcionar o alicerce para uma melhor compreensão dos importantes conceitos de bioenergética e da especificidade da prescrição da atividade física.

• Definir e explicar o termo “oxigênio de recuperação” e a importância do seu aprendizado para auxiliar a prescrição da atividade física.

Descrição da atividade:

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Quem realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães? Em qual ano? Quais americanos também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano? O que essas experiências têm a ver com o nosso dia a dia?

R= Foi um alemão, chamado Rubner em 1894, que realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães. Essas experiências, juntamente com as dos americanos Atwater e Benedict, que também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano, sendo de extrema importância no nosso cotidiano, são elas que possibilitam medir as calorias dos carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos ingeridos. determinaram que é possível medir as taxas metabólicas no ser humano, medindo o volume e a composição do ar expirado.

2) Quais as seis formas de energia? A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho. De acordo com a unidade, que tipo de trabalho pode ser realizado?

R= São a nuclear, a térmica, a luminosa, a química, a mecânica e a elétrica. Através do trabalho a energia mecânica consegue transformar sua energia em outra. O trabalho a ser realizado é a utilização de nutrientes para compor o composto de ATP (Adenosina Trifosfato).

3) Faça um resumo com as suas palavras sobre o ciclo energético biológico.

R= A energia solar provém da energia nuclear. Essa energia alcança a terra em forma de energia térmica e luminosa. Os vegetais verdes utilizam essa energia e, com a água e o dióxido de carbono, por meio da fotossíntese, transformam essa energia em energia química. Essa energia é utilizada para elaborar moléculas alimentares de glicose, proteínas, lipídios e celulose.

Os animais se alimentam desses vegetais para se abastecerem de energia. Os seres humanos se alimentam dos vegetais ou dos animais para obter energia e, consequentemente, nós dependemos da luz solar para a nossa sobrevivência. Os alimentos que ingerimos juntamente com o oxigênio que absorvemos são transformados em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) e é liberada uma grande quantidade de energia química. Essas reações químicas recebem o nome de respiração. A respiração tem como finalidade fornecer energia para realizar trabalho. Como dissemos anteriormente, este trabalho pode ser externo (como correr, nadar, pedalar) e/ou interno (para o funcionamento dos órgãos). Todo esse processo é conhecido como ciclo energético biológico.

4) Os nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir qual composto?

R= Esses nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir um composto denominado adenosina trifosfato (ATP).

5) Quais vias produzem energia para formar o ATP novamente? Explique resumidamente com as suas palavras cada uma.

R= Temos em nosso corpo três vias (ou sistemas) que produzem energia para formar novamente o ATP, ou seja, juntar o ADP com o fosfato. Só assim você terá mais ATP para obter mais energia e continuar realizando a sua atividade física. Esses três sistemas são: Sistema Anaeróbio Alático, Sistema Anaeróbio Lático e Sistema Aeróbio. No Sistema anaeróbio Alático a creatina é separada do fosfato é liberado energia, essa mesma energia é usada para fazer o ATP novamente. Porém, não o suficiente para correr mais dos 100 metros, sendo necessária a utilização de mais energia, aí entra em ação o Sistema Anaeróbio lático, esse sistema usa a glicose ou o glicogênio, que forma o ácido lático. Sendo que o ácido lático esta relacionado com a fadiga, quanto maior a sua composição maior a chance do indivíduo reduzir o exercício ou pará-lo totalmente, porém dependendo do treinamento o organismo pode suportar o acúmulo de ácido lático, ajudando o corpo a se exercitar em um ritmo ainda maior. Mesmo assim, esse sistema não suportaria mais do que 1 minuto de exercício, sendo assim, para um ganho maior de energia, o corpo utiliza o Sistema anaeróbio, esse sistema pode usar Carboidrato, Gordura ou Proteína junto com o oxigênio para produzir energia, assim formando o ATP novamente, o sistema aeróbio é o principal fornecedor de energia para a realização de atividades.

6) Quais as demandas energéticas no repouso?

R= No repouso, aproximadamente 65% da energia é obtida a partir das gorduras, e aproximadamente 35% da energia é obtida a partir dos carboidratos.

7) Segundo Hill (1999), qual a contribuição anaeróbia de energia, para o sexo masculino e feminino, nos 400, 800 e 1.500 metros?

R= Contribuição em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com