TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bbb A Missão De Nossa Empresa é Ser A Principal Opção Do Mercado, Oferecendo

Artigo: Bbb A Missão De Nossa Empresa é Ser A Principal Opção Do Mercado, Oferecendo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  8.957 Palavras (36 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 36

1.1 EMPREENDEDORISMO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivações singulares, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos. Por isso, o movimento atual pode ser chamado de a Era do Empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando as barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.

O empreendedorismo é visto como um fator de transformação pelo seu caráter inovador e está relacionado com práticas e valores pessoais. É a capacidade de transformar uma idéia em realidade, seja ela inovadora ou não, assumindo riscos calculados.

O empreendedor é um indivíduo de iniciativa, que promove o empreendimento a partir de um comportamento criativo e inovador, que sabe transformar contextos, estimular a colaboração,

criar relacionamentos pessoais, gerar resultados, fazendo o que gosta de fazer com entusiasmo, dedicação, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização. Dotado de um comportamento de aprendiz, o empreendedor assume riscos calculados sem medo do erro ou de condições desfavoráveis, em busca de oportunidades e realização pessoal.

Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo é a capacidade individual de empreender, de tomar iniciativa, de buscar soluções inovadoras e de agir no sentido de encontrar a solução para os problemas econômicos ou sociais, pessoais ou de outros, por meio de empreendimentos.

Ibid (2001), a conjunção desse intenso dinamismo empresarial e rápido crescimento econômico, somado aos baixos índices de desemprego e às baixas taxas de inflação, aparentemente aponta para uma única conclusão: o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando empregos e prosperidade.

1.2 DESCOBRINDO NOVOS MERCADOS

Um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócio é que elas devem ser únicas. O que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, de forma a transformá-la em um produto e/ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que são únicas, pois idéias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes sempre existirão.

O empreendedor deve testar sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial. Para se obter sucesso em um negócio é preciso saber desenvolver e implementar as idéias.

1.2.1. Identificando uma oportunidade

Segundo Dornelas (2001), para saber se uma idéia é interessante, o suficiente para se transformar em um negócio de sucesso, é preciso saber responder as seguintes perguntas com dados concretos:

§ Qual o tamanho atual do mercado em Reais e em número de clientes?

§ Quais são os clientes que comprarão os produtos e/ou serviços de sua empresa?

§ Quais são seus concorrentes?

1.2.2. Oportunidades na Internet

A história recente tem mostrado a valorização excessiva das empresas “ponto.com” no mercado norte americano e por conseqüência, nos demais mercados mundiais, começaram a falir tanto nos Estados Unidos como na Europa e também no Brasil. Com isso, os oportunistas denominados erroneamente de empreendedores, começaram a ter desafios verdadeiros, ou seja, precisavam justificar os investimentos maciços recebidos e a sua ausência de receita dessas empresas. Isso serviu para mostrar que qualquer negócio por mais promissor que pareça o

mercado onde se insere, deve ser criado de forma planejada, consistente, com crescimento adequado e com empreendedores interessados em criar um negócio viável e auto-sustentável.

1.2.3. Avaliando uma oportunidade

Antes da concepção de um plano de negócios completo, o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem em mãos, para evitar despender tempo e recursos em uma idéia que talvez não agregue tanto valor ao negócio nascente ou já criado.

1.2.4. Mercado

Segundo Dornelas (2001), os mercados de maior potencial são mais atrativos para criação de novos negócios, pois possibilitam o crescimento rápido na participação do produto e/ou serviço e o estabelecimento de uma marca forte, já que há demanda por parte dos consumidores. Uma estratégia acertada pode colocar a empresa rapidamente à frente das demais competidoras, com seus produtos e/ou serviços sendo preferidos pelos clientes.

Ibid (2001), deve-se atentar para a estrutura desse mercado, mais especificamente para as seguintes características: o número de competidores; o alcance dos canais de distribuição; os tipos de produtos e/ou serviços que se encontram no mercado; o potencial de compradores; as políticas de preços dos concorrentes e etc.

1.2.5. O lucro em novos mercados

Segundo Peter Meyer presidente do The Meyer Group e autor de “Creating and Dominating New Markets” (2003), novos mercados podem oferecer um fluxo de caixa consistente para sustentar um futuro crescimento. Quando não há concorrência, é possível estabelecer o preço com base no senso de valor do cliente. Se o cliente não se importa de pagar mais, você pode contar com uma margem adicional.

1.2.6 O que são novos mercados?

Segundo Meyer (2003) o fato de um mercado ser novo para você não faz dele um novo mercado. O novo mercado tem de ser novo para todo mundo. Não são necessários novos produtos, somente novos consumidores com problemas a resolver.

Ibid (2003), novos mercados são o produto final de várias situações: alguém reconhece o potencial, encontra a solução certa e põe esta solução em operação. Para isso, é preciso muita criatividade, marketing, engenharia e agilidade. O potencial para novos mercados não está ligado à força da percepção da necessidade. Para criar um novo mercado é necessária concentração nas necessidades percebidas. Quando se cria um novo mercado, se tira vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com