TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens De Consumo

Pesquisas Acadêmicas: Bens De Consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Bens de capital ou bens de produção são os equipamentos e instalações, são bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços. O bem de capital não é diretamente incorporados no produto final. Indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens ou mercadorias.

Bens de capital incluem fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos, e diversas construções que são utilizadas para produzir outros produtos para consumo.

Bens de consumo são os bens produzidos pelo homem e destinados ao consumo das pessoas, são diferentes dos bens intermediários, que são utilizados no processo de produção para serem transformados em bens finais ou dos bens de capitais que são as máquinas utilizadas pelas indústrias.

Os bens de consumo estão divididos em duráveis, semi-duráveis e não duráveis. Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente, como alimentos (sorvetes, chocolate). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos, como um automóvel, e os semi-duráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que se desgastam com o tempo.

Em geral, os melhores exemplos de bens de consumo são alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc.

Bens intermediários são bens manufaturados ou matérias primas processadas que são empregados para a produção de outros bens ou produtos finais.

Por exemplo, o lingote de aço, produto final numa siderúrgica, é um bem intermediário numa fábrica de auto peças, pois ele pode ser transformado em chassi, roda, etc., produtos estes que também são bens intermediários na fabricação de um veículo, que é o produto final acabado.

Portanto, os produtos intermediários são insumos que em geral uma empresa compra de outra para a elaboração dos produtos de sua linha de especialidade. Até o produto final, a produção passa por uma cadeia de bens intermediários.

Os fatores de produção são os bens necessários à realização de um dado produto final. São os elementos que tornampossível a existência de produção.

Classicamente, a teoria económica considera três fatores de produção: o capital (usualmente representado por K), otrabalho (L) e os recursos naturais ou terra (T). Modernamente, somaram-se-lhes outros, como a tecnologia, oconhecimento e a organização empresarial.Existem fatores de produção fixos e variáveis. Os primeiros são aqueles cujaquantidade utilizada não se pode alterar. Já no caso dos últimos, a sua utilização pode ser livremente alterada. É estadistinção que define o importante conceito económico de período de reação das empresas. De facto, uma empresapode reagir a alterações da procura do seu produto de duas formas: adotando um comportamento de período curto(alterando as quantidades utilizadas de alguns fatores, mas mantendo as de outros) ou de período longo (se alterar asquantidades de todos os fatores). Logo, e por definição, a longo prazo, todos os fatores são variáveis (a empresa temtempo para alterar as suas quantidades, se assim o entender), enquanto que a curto prazo coexistem fixos e variáveis(não existe a possibilidade anterior, já que o lapso de tempo é demasiadopequeno para que tal seja conseguido).

O conceito NORMATIVO, denota como as coisas devem ou deveriam ser.

A Economia é uma ciência POSITIVA enquanto descreve como as coisas são.

Em algumas teorias, os assuntos são abordados como deveriam ser (ou seja, de forma normativa), mas, via de regra, as teorias abordam os assuntos ou situações econômicas como são e propõe soluções com ações sobre o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com