TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bingo Fracionário: Uma experiência pedagógica no estágio supervisionado em Matemática

Por:   •  27/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

BINGO FRACIONÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA 

SCODELER, Márcia1

ALCANTARA, Edislei Melo2.,

FRANCO, D. G.3 

NASCIMENTO, Lucy Miran Campos Tavares4

1, 2, 3 Licenciandos em Matemática do IFSULDEMINAS, Campus Pouso Alegre- MG

4Profª. Dra. do IFSULDEMINAS, Campus Pouso Alegre- MG

Resumo: Este trabalho discute o uso do jogo Bingo Fracionário para ensinar frações a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual com dificuldades nesse tema. A proposta foi idealizada, executada e avaliada por licenciandos em matemática durante uma das etapas do estágio supervisionado. O objetivo foi identificar e descrever sobre as contribuições e limitações apresentadas pelos alunos no ensino de frações utilizando o referido recurso. A análise quantitativa realizada por meio dos resultados obtidos pelos alunos durante o jogo revelou que o bingo fracionário envolveu os alunos no processo de ensino e contribui para sua aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado presente na matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS, campus Pouso Alegre é uma ótima oportunidade para os discentes entrarem em contato com o cotidiano da profissão docente. Como licenciandos do quinto período, iniciamos essa disciplina com todos as suas exigências, sendo que uma delas é a aplicação de um projeto na escola do estágio.

Nesse intento e segundo relato do profesor responsável pelas salas (supervisor de estágio), em torno de 80% dos alunos apresentaram baixo rendimento no conteúdo de frações nas avaliações iniciais do período letivo atual. Desse modo, nos propusemos a desenvolver um estratégia pedagógica com base no uso de jogos para ensinar os alunos. O objetivo geral foi analisar as  contribuições e as limitações dos alunos no ensino de frações aplicando o jogo Bingo fracionário. Como objetivos específicos destacamos: verificar se os alunos dominam as operações básicas, e posteriormente se eles dominam essas operações com frações; identificar quais as principais dificuldades apresentadas para a compreensão e efetiva participação no jogo.

APORTE TEÓRICO

Jogos têm entretido a humanidade de longa data, mas foram tomados como passatempo ou diversão e não como objeto de aprendizagem formal e sério até há muito pouco tempo. A definição clássica segundo Abbagnato (1971, p. 588) é dada por Aristóteles que os definiu como "atividade que tem em vista apenas o prazer pela atividade", isto é, jogo é um fim em si mesmo, contrapondo-se a trabalho. Isso não implica, que ele não possa ser aplicado em sala de aula como um meio para o fim "ensinar". Para o autor, mesmo jogos simples e individuais envolvem regras e esta é uma parte essencial dos jogos. Porém, uma atividade lúdica por si só não completa a finalidade educacional almejada, para isso, esta deve ser aliada adequadamente a métodos de ensino bem planejados.

O jogo além de uma atividade lúdica “pode ser um recurso didático a favor da educação, focado no processo de construção, cujo caminho pode ser determinado pelo próprio aluno, em conjunto com seus pares e sob a orientação atenta de professores e educadores’ (MATTAR, 2010 apud PESCADOR, 2010, p. 4). Já para Bez e Grubel (2006, p.3) os jogos educativos “podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem e ainda serem prazerosos, interessantes e desafiantes”. Percebe-se que inúmeras são as possíveis contribuições dos jogos no desenvolvimento e na aprendizagem de um sujeito, sendo um importante recurso no ensino, inclusive no de matemática.

  1. METODOLOGIA

Adotamos como metodologia o estudo de caso, pois procuramos o aprofundamento em uma realidade específica, realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, tentando realizar explicações e interpretações (GIL, 1991). A abordagem teve caráter de pesquisa quantitativa, pois após a análise demonstramos os resultados em números através de métodos estatísticos, para classificá-los e organizá-los.

A atividade foi realizada em 2 aulas de 50 minutos cada. A construção do Bingo Fracionário considerou que o tema frações apresenta uma multiplicidade de representações de um mesmo conceito. Dessa maneira, o aluno deveria se munir de habilidades de interpretação a fim de, transformar as várias representações dos números decimais em “números” a serem marcados na sua cartela. Para tanto, foi manufaturado 48 cartelas contendo figuras, números e frações aleatórios, com 24 possibilidades diferentes. O sorteio dos “números” foi projetados no quadro. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (102.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com