TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Arnold Franz Walter Schoenberg

Por:   •  13/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Arnold Franz Walter Schoenberg

        Arnold Schoenberg  nasceu em Viena, em 13 de setembro de 1874, em uma família de pequenos comerciantes judeus. Quando era criança, por volta de oito e nove anos, teve aulas de violino iniciando seus estudos musicais, compondo sua primeiras músicas e mais tarde se tornando autodidata ao aprender violoncelo e piano. Ao ser encorajado para permanecer no meio musical, teve aulas com  Alexander von Zemlinsky, de composição.

        Em seus vinte anos, Schoenberg ganhava a vida orquestrando operetas, enquanto compunha suas próprias obras como o sexteto de cordas Noite
Transfigurada (1899) . Mais tarde, ele fez uma versão orquestral da mesma, que se tornou uma de suas peças mais populares. Foi professor de composição em Viena, tendo como seus discípulos Alban Berg  e Anton Webern e mais tarde se mudou para Berlim.

        Trabalhou com Gerstl, um dos principais representantes do expressionismo austríaco e chegou a pertencer ao grupo expressionista Blauer Reiter (O Cavaleiro Azul) fundado por Kandinsky. Em 1911  Schoenberg e Kandinsky se encontram e acabam se tornando amigos com influências estéticas e artísticas entre eles.

        Se tornou diretor da Academia de Artes de Berlim,  apesar das críticas em relação a sua ruptura com o sistema tonal presente em peças como na “Primeira Sinfonia de Câmara (1906)”, “Os Georgelieder (1909)” e “Pierrot Lunaire”, que seriam antecedentes de suas obras dodecafônicas compostas a partir de 1920.

        Tendo sido um compositor austríaco de forte influencia na evolução da música no século XX,  desenvolveu o dodecafonismo, um método de organização que consiste na utilização das doze notas da escala cromática em que o conceito que temos de tônica e dominante não tem importância, ou seja, nenhum som tem uma maior importância do que os outros, algo criado juntamente com Bern e Webern. Com esse sistema, ele compôs algumas de suas obras mais importantes como Variações para orquestra O     p.31 e a ópera Moisés e Abraão que é uma de suas obras mais conhecida.

        Com a ascensão do nazismo Schoenberg se mudou para os Estados Unidos, se tornou cidadão norte-americano, e lecionou praticamente até o fim de seus dias em Julho de 1951. Foi um grande teórico, deixando escritos fundamentais sobre as bases da composição e da análise musical como o Tratado de Harmonia, e outros métodos escritos durante sua estadia nos EUA como Exercícios Preliminares em Contraponto.

        Sua técnica impecável foi fruto de uma inegável dedicação e do estudo constante das obras de grandes maestros germânicos, desde Bach até Mahler, músico do qual matinha estreito contato.

        Foi criticado por dois lados controversos: conservadores por deixar de lado o sistema tonal, sendo o dodecafonismo taxado como decadente pela crítica musical da época. Mas também foi criticado pelos vanguardistas por não ter levado o dodecafonismo até seu limite.

        Tanto Richard Strauss e Gustav Mahler reconheceram a importância de Schoenberg como compositor. Strauss quando ele encontrou o “GurreLieder” de Schoenberg e Mahler depois de ouvir várias das primeiras obras de Schoenberg .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com