TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca Na Atualidade

Trabalho Universitário: Brinquedoteca Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 desenvolvimento 4

3 conclusão ..............................................................................................................6

4 referências............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A atividade lúdica fornece as crianças um maior e melhor desenvolvimento sela ele cognitivo, motor, ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre a brinquedoteca, o trabalho conterá desenvolvimento e considerações finais.

2 DESENVOLVIMENTO

Pesquisa sobre brinquedoteca

As brinquedotecas no Brasil começaram a surgir nos anos 80. Como toda ideia nova, apesar do encantamento que desperta, tem que enfrentar dificuldades não somente para conseguir sobreviver economicamente, mas também para se impor como instituição reconhecida e valorizada a nível educacional.

A brinquedoteca brasileira difere das chamadas Toy Libraries porque não tem como atividade principal o empréstimo de brinquedos. A brinquedoteca é o espaço criado com objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente.

Por ser um local onde as crianças permanecem por algumas horas, é um espaço onde acontece uma interação educacional. As pessoas que trabalham na brinquedoteca, os brinquedistas, têm formação profissional, são educadores preocupados com a felicidade e com o desenvolvimento emocional, Social e intelectual das crianças.

O brinquedo é a essência da infância e o brincar como um ato intuitivo e espontâneo. Assim ao valorizar a livre expressão da criança estamos contribuindo para um momento no qual a criança comunica seus anseios, seus medos, ou ainda, compartilha coletivamente tudo aquilo que lhe tem valor.

Vygotsky (1991) enfatiza que o prazer da brincadeira não é suficiente para defini-la. Ou seja, isso significa dizer que a diversão, ou prazer de brincar, é uma dimensão importante do fenômeno brincadeira, mas que, no entanto, não é a central. Para a criança, o prazer gerado pela brincadeira constitui-se como mais importante, mas para os estudiosos este não deve ser o ponto principal, mas a constituição de uma situação imaginária e das regras. Nesse sentido, a construção de regras é um ponto central para definir brincadeira.

A criança ao brincar não está simplesmente imitando os comportamentos dos adultos, está em um processo de significar para si as regras sociais e de comportar-se como se fosse adulto. Nesse sentido, a brincadeira tem duas dimensões importantes: uma que envolve situações imaginárias e outra as regras. Vygotsky (1991) chama a atenção para esses dois aspectos por julgá-los os mais relevantes para o desenvolvimento humano que o brinquedo pode propiciar. Lembramos que a brinquedoteca é o lugar que proporciona a convivência da criança com seus iguais, contribuindo fortemente para o seu desenvolvimento social a partir do relacionar-se com o outro.

Vygotsky (1991) entende a brincadeira como um meio pelo qual a criança supre

algumas de suas necessidades, sendo também um meio de aprendizado, de desenvolvimento da imaginação, da compreensão da realidade, do domínio de regras e da construção de uma situação imaginária, base para o pensamento abstrato adulto.

É importante que a brinquedoteca tenha um espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com