TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos

Artigo: Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

AULA-TEMA 3: Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos

A brinquedoteca na escola é uma espaço para estimular a criança no seu desenvolvimento pedagógico, facilitando a aprendizagem e construindo sua identidade e autonomia, é também um espaço de integração tornando um brincar espontâneo e prazeroso. Ao brincar a criança favorece seu equilíbrio emocional, intelectual e motor onde constrói sua afetividade, criatividade e socialização. A criança em situações lúdicas permite ao professor perceber avanços e dificuldades através dos jogos educativos, atua também na capacidade de imaginar fazendo descobertas por meio das brincadeiras e jogos proporcionando a atenção, a concentração e aprimorando a coordenação motora. Nas brincadeiras elas aprendem as regras, respeito e enriquece o relacionamento com seus colegas e a família. A criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais.

A brinquedoteca hospitalar torna-se espaço alegre, atrativo com distrações de brinquedos e jogos, facilitando a aprendizagem dando oportunidade de aprender e participar, através das brincadeiras ela libera a ansiedade, medos e angustias. A criança ao brincar promove o seu bem-estar, autoestima, cidadania, socialização e estimula o desenvolvimento emocional, intelectual, social e físico, trazendo segurança e interagindo com o meio e com o grupo, ampliando a consciência do próprio corpo, a formação e o domínio do equilíbrio, preparando a criança para situações novas que irá enfrentar por meio de situações lúdicas.

Nas universidades as brinquedotecas são elaboradas por profissionais de educação tendo o intuito de pesquisas e formações de recursos humanos através do brinquedo e do jogo, tendo respaldo na pratica pedagógica possibilita a ampliação de conceitos e teorias brincando para aprender. É também um tipo de um laboratório de ensino superior onde professores e alunos buscam alternativas viabilizando novos métodos de estudo, estágios vivências e novas formas de interação na comunidade.

Para Azevedo A brinquedoteca foi criada com a intenção de atuar no atendimento a criança com dificuldades e distúrbios, diagnosticando o contexto escolar, familiar, social e emocional da criança. É uma aplicação teórica onde a criança faz escolhas com suas aptidões na capacidade de desenvolver seu conhecimento e ter possibilidade de adaptar o mundo com suas experiências e criando novas vivências na aprendizagem. Tendo acesso a uma variedade de brinquedos em um ambiente lúdico para desenvolver sua cognição e motricidade, valorizando a atividade lúdica em qualquer espaço que aconteça desde que tenha uma finalidade que se destina, não pode haver uma conotação obrigatória na aprendizagem, portanto a criança não pode confundir com a sala de aula. Os jogos são importantes por enriquecer a experiência sensorial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com