TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos.

Trabalho Escolar: Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

“[A brinquedoteca] propõe uma postura existencial, qual seja o aprender a aprender, uma forma de educação para além da instrução”.

Acredito que, para cada tipo de brinquedoteca, tem que se levar em consideração o contexto e a realidade de cada criança. Sendo assim devem oferecer condições adequadas para o bem estar e segurança das mesmas, que seja um espaço respeitado e acima de tudo acolhedor, onde o brincar seja livre e espontâneo. Segundo Muniz (2002), a brinquedoteca propõe uma postura existencial que é o aprender a aprender, uma forma de educação para além da instrução entende como aprender não fica somente dentro das salas de aula, transmitir conhecimento vai muito, além disto. A brinquedoteca é um espaço de exploração de diversas formas lúdicas, que está neste contexto de transmitir conhecimento à criança de forma prazerosa. Podendo ser na escola, numa universidade, no hospital, nos bairros, etc. A brinquedoteca gera convivências e assim a criança também esta aprendendo de forma a se relacionar com o outro. O aprender de forma mais leve, se utilizando de recursos diferentes as crianças faz com que elas desenvolvam seu cognitivo muito além do esperado. Os resultados são surpreendentes. Isso não quer dizer que ela não vai aprender regras, pelo contrário no lúdico pedagógico, por exemplo, nos jogos a criança aprenderá, porém em todo o contexto infantil.

1. Defina os quatro exemplos de contextos de aplicação das brinquedotecas.

A brinquedoteca pode ser aplicada de quatro formas diferentes:

1 – Brinquedoteca Escolar;

2 – Brinquedoteca Bairro ou Comunitária;

3 – Brinquedoteca Hospitalar;

4 – Brinquedoteca na Faculdade ou Universidades.

2. Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.

Contexto 1: A brinquedoteca escolar, é o tipo mais comum pois encontra-se em escolas na maioria de ensino infantil e tem como objetivo oferecer jogos e brinquedos que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo por meio do lúdico, incentivar, por meio das datas comemorativas, as brincadeiras tradicionais que asseguram e perpetuam a cultura popular, além de ajudar a despertar a vontade de ler e imaginarcada história com o auxilio dos brinquedos, saindo do espaço formal que é a sala da biblioteca.

Contexto 2: A brinquedoteca de bairro ou comunitária serve como espaço de convivência e integração para crianças residentes ali que não tem acesso a alguns livros e brinquedos , e com essa brinquedoteca isso é possivel.

Contexto 3: A brinquedoteca hospitalar o objetivo é evitar as situações trumáticas das crianças hospitalizadas ou em tratamento médico.

Contexto 4: Brinquedoteca em faculdade ou universidades são montadas com a intenção de formar os futuros professores.

3. Complemente sua atividade, enfatizando a importância da brinquedoteca no contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com