TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullyng: Violência Escolar

Por:   •  9/3/2018  •  Artigo  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Bullyng: Violência Escolar

Bullying é uma forma de violência caracterizada por agressões físicas ou morais entre alunos, sejam crianças ou adolescentes, no interior da escola ou fora dela. É conhecido universalmente somente por esse nome, pois pela sua complexidade nenhum país encontrou em sua língua um termo adequado para defini-lo.

Oriundo da expressão bully, engloba ações de aterrorizar, intimidar, perseguir, humilhar, apelidar, entre outros. É uma atitude comportamental agressiva, tendo como características principais ações de intimidação, de cunho intencional e repetitivo, com o mesmo alvo.

Os envolvidos (autor, vítima e testemunha), estão comprometidos de algum modo com esse tipo de violência, que traz sérios danos a eles. O autor, chamado de agressor, sofre demasiadamente com as conseqüências dos seus atos, pois, a origem das suas atitudes geralmente demonstra que ele também é uma vítima da violência, só que familiar.

A vítima do bullying é o que mais sofre, pois não há nessa circunstância, nenhum momento de prazer ou contentamento como há no caso do agressor, que se sente triunfante quando atinge seu objetivo em humilhar o alvo da brincadeira.

O bullying traz sérios danos aos envolvidos, estimulando a delinqüência e outras formas de violência. Forma cidadãos estressados, deprimidos, com baixa auto-estima, podendo causar doenças psicossomáticas, transtornos mentais e psicopatologias graves. Além de interferir no aprendizado, pode transformar o jovem levando-o a cometer suicídio ou praticar atos de extrema violência.

O principal tratamento para bullying é o acompanhamento psicológico, pelo fato das vítimas apresentarem mudanças de comportamento, também pode ser necessário o uso de alguns medicamentos, dependendo da situação emocional em que a vítima se encontra. Os remédios, receitados por especialistas da área, têm a função de auxiliar no tratamento, reduzindo alguns dos sintomas do bullying.

Segundo pesquisa do IBGE quase a metade dos alunos entrevistados (46,6%) disseram que já sofreram de bullying. A maioria (39,2%) afirmou que se sentiram humilhados às vezes ou raramente e 7,4% disseram que essa humilhação acontece com freqüência e entre os principais motivos está à aparência, já um em cada cinco jovens na faixa dos 13 aos 15 anos afirmaram que praticaram bullying contra colegas na escola.

Uma pesquisa da ONU revelou que, em média, metade das crianças e jovens do mundo foi vítima de bullying em algum momento da vida, em alguns países a média comparou-se a nossa, Noruega (40,4%), Espanha (39,8%), Alemanha (35,7%), Argentina (47,8%), Colômbia (43,5%), Uruguai (36,7%) e Chile (33,2%).

Os pais ao identificarem o filho como vítima do bullying devem conversar com ela para tentar identificar a situação em que esta inserida e depois procurar a escola para fazer um trabalho conjunto para ampará-la. Conversar com a direção, professores e equipe escolar é algumas das atitudes que os pais devem tomar.

Enfim, precisamos reconhecer que o bullying escolar não é uma brincadeira de criança e é prejudicial para todos. Assumir nossa responsabilidade social e humana, afastando esse tipo de violência dos nossos jovens, é uma finalidade a ser atingida por todos nós.

Autor: Kleber Andrade da Silveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com