TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA DO CANTADOR: DA RESISTÊNCIA À DISSEMINAÇÃO DA CULTURA PIAUIENSE

Ensaios: CASA DO CANTADOR: DA RESISTÊNCIA À DISSEMINAÇÃO DA CULTURA PIAUIENSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

CASA DO CANTADOR: DA RESISTÊNCIA À DISSEMINAÇÃO DA CULTURA PIAUIENSE

RESUMO: Este artigo mostra a cultura popular piauiense fazendo um resgate histórico da Casa do Cantador, destacando o Repente e a Literatura de Cordel, desde origem até a atualidade. Será divulgada a importância que a casa tem, pois é um local onde Cordelistas e Repentistas se reúnem para trocar e relembrar essas duas marcas da cultura nordestina. Repente é uma tradição folclórica brasileira cuja origem remonta ao trovadorismo medieval, forte no nordeste brasileiro, é uma mescla de poesia e música, na qual predomina o improviso na criação de verso do repente. O trabalho realizado aponta para o descaso dos Gestores do Estado e do Município no que diz respeito à preservação dessa cultura. Somente na realização do Festival dos Violeiros do Norte e Nordeste que a casa recebe o apoio do Governo do Estado.

Palavras Chaves: Cultura, Repente, Casa do Cantador.

ABSTRACT: This article shows popular culture piauiense doing a restoration of the historic rescue of the House of singer, highlighting the suddenly and Cordell Literature from its origins until today. Will be addressed the importance that the house has, it is one of the places where Cordelistas and repentistas gather to reminisce and swap these two brands of northeastern culture. Suddenly is a Brazilian folkloric tradition whose origins date back to medieval trovadorismo especially strong in northeastern Brazil is a mix of poetry and music, in which predominates in creating impromptu verse of a sudden. The work points to the neglect of Managers of the State and the Municipality with respect to the preservation of this culture. Only the Festival of Violeiros North and Northeast that the house receives support from the State Government

Key Words: Culture, Suddenly, House Cantador

INTRODUÇÃO

A Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural dança música, festas, literatura, folclore, arte, entre outras, em que o povo produz e participa de forma ativa.

A cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração. São exemplos de manifestações da cultura popular: literatura de cordel, carnaval, danças e festas folclóricas, sambam, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas entre outros exemplos.

O presente artigo tem como tema a Casa do Cantador e tem por objetivo entender a origem da sua cultura, compreender a diferença entre o cordel e o repente e como a cultura chegou ao nosso país, o porquê que em determinadas regiões ela se apresenta com maior intensidade, qual a contribuição da mesma para o enriquecimento cultural do Brasil, como a cultura se apresenta no Piauí e a importância da Casa do Cantador de Teresina na manutenção e divulgação da cultura no estado, o papel do estado no apoio à cultura repentista de cordel, a valorização da cultura pela sociedade, a contribuição da imprensa na divulgação e o apoio da iniciativa privada. Analisar o perfil do cantador piauiense, sua cultura, grau de escolaridade, a profissionalização no ramo do repente e na literatura de cordel, a contribuição social, o mecanismo que a casa desenvolve para a sua manutenção funciona e os eventos por ela realizado. A importância dos eventos culturais para o surgimento de novos talentos e a interação dos cantadores do estado do Piauí com cantadores de outros estados da federação. A participação da mulher nesse contexto cultural, bem como a participação do público infantil.

Para desenvolver esse estudo, fizemos leituras em várias fontes de informações, tais como livros, artigos e pesquisas na internet, por varias vezes estivemos na casa do cantador acompanhando os treinamentos, utilizamos de recursos fotográficos para fazer registros, filmadoras para colher imagens, entrevistas para colher as informações, bloco para anotações e celulares para gravações de áudio.

Inicialmente, chegando ao Brasil, à cultura teve grande inspiração principalmente pelo homem do campo, o que a tornou uma característica própria, porém, com o processo de urbanização a cultura migrou para a cidade e hoje podemos dizer que a urbanização foi um grande processo de mudança na cultura Cordeliana, o repentista passou a buscar o conhecimento, e hoje é comum o repentista falar de política, saúde, educação, segurança entre outras atividades típicas do meu urbano.

Desenvolvimento

A Associação dos Violeiros e Poetas do Piauí a Casa do Cantor foi Fundada em 15 de outubro de 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como centro de pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina – Piauí. Nasceu de um sonho iniciado em 1971 com a realização do I Festival de Violeiros do Norte Nordeste, objetivando o resgate da literatura de cordel, extinta no resto do mundo e agonizando no Nordeste. O jornalista Pedro Mendes Ribeiro e o empresário João Claudino Fernandes se uniram para apoiar o movimento de não deixar essa cultura tão importante desaparecer. No dia16 de agosto de 1985 foi inaugurada a casa do cantador, numa solenidade que contou com a presença do Governo e Prefeito do Estado. A Casa do Cantador é um centro de cultura, serve de ponto de apoio aos violeiros que se deslocam de uma região para outra, prestando assistência a grupos de Folclóricos que participam do encontro realizado em Teresina. Mantém uma biblioteca de livros especializados, além de folhetos de cordel para estudos e pesquisas. No sentido de melhorar a qualidade técnica dos violeiros a Casa do Cantador realiza semanalmente um minifestival de violeiros dirigido por um orientador com maior conhecimento. A maior promoção da Casa do Cantador é sem dúvida a realização do XXXIX Festival do Violeiro do Norte Nordeste para o período de 24 a 25 de agosto de 2013. O presidente da Casa do Cantador tem um programa na radio pioneiras aos domingos às 19hs, esse meio de comunicação possibilita a divulgação dos trabalhos dos repentistas piauienses.

Com interesse de inserir no âmbito escolar o cordel, a Fundação Nordestina do Cordel, desenvolveu um projeto inovador em parceria com o Governo do Estado do Piauí, o Projeto Cordel nas Escolas. Esse projeto iniciou sua primeira etapa em junho de 2005, e a segunda etapa nos meses de outubro, novembro e dezembro do mesmo ano. Nessas duas etapas o projeto visitou 32 escolas realizando palestras, oficinas apresentação de violeiros, distribuição de folhetos de cordel. Com a implantação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com