TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLT - Art 253 Dos Serviços Frigorificos

Artigo: CLT - Art 253 Dos Serviços Frigorificos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 5

CLT – Art 253 Dos Serviços Frigorificos

NORMA INTERNACIONAL - ISO 2631 - 1978 (E)

Foram desenvolvidos vários métodos para definir os limites de exposição a vibrações porem nenhum deles e aplicável a todas as situações , Devido a ampla variedade de possíveis condições e efeitos da exposição humana às vibrações e, devido à escassez de dados seguros esta norma internacional que tem como base as diversas respostas humanas a vibração tem como objetivo proporcionar um guia provisório sobre os níveis aceitáveis de exposição à vibração de corpo inteiro.

Há, basicamente, três tipos de exposição humana à vibração:

a) Vibrações transmitidas simultanea-mente à superfície total do corpo e/ou a partes substanciais dele. Isto acontece quando o corpo está imerso em um meio vibratório. Há circunstâncias em que isto é de interesse prático, por exemplo, quando ruídos de alta intensidade no ar ou na água excitam vibrações no corpo.

b) Vibrações transmitidas ao corpo como um todo através de superfícies de sustentação, como os pés de um homem em pé, ou as nádegas de um homem sentado, ou a área de sustentação de um homem recostado. Este tipo de vibração é comum em veículos, em construções em movimento vibratório e nas proximidades de maquinário de trabalho.

c) Vibrações aplicadas a partes específicas do corpo, como cabeça e membros. Exemplos destas vibrações ocorrem por meio de cabos, pedais ou suportes de cabeça, ou por grande variedade de ferramentas e instrumentos manuais

Esta Norma Internacional aplica-se principalmente à circunstância b, particularmente onde a vibração é aplicada através da principal superfície de sustentação do homem sentado ou em pé.

. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO ( )

Nesta Norma são definidos valores numéricos a limites de exposição ao corpo humano, por superfícies solidas na amplitude de freqüência de 1 a 80 Hz.Que pode ser aplicada dentro da amplitude de freqüência especificada para vibrações periódicas e não periódicas ou esporádicas com um espectro difuso de frequência, além da excitação de impacto esta somente quando a energia em questão esteja contida na banda entre 1 e 80 Hz.

Estes limites são fornecidas para uso de acordo com os três critérios geralmente reconhecíveis de preservação do conforto, eficiência de trabalho e segurança ou saúde, e são denominados como : “nível de conforto reduzido”, “nível de eficiência reduzida (fadiga)”, “limite de exposição”. Onde cada um destes limites estão especificados em termos de freqüência vibratória, grandeza de aceleração, tempo de exposição e a direção da vibração em relação ao tronco, a direção Esta direção é definida de acordo com os conhecidos eixos anatômicos do corpo humano.

A Norma e aplicada apenas a situações que os trabalhadores estão em condições normais de saúde e estão aptos a executarem atividades normal da vida, incluindo viagens ou trabalhar normalmente.

Nenhuma parte dessa Norma Internacional deverá ser extrapolada para freqüências fora da banda 1 a 80 Hz.

CARACTERIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO VIBRA-TÓRIA

Direção da vibração

A direçao da vibraçao e dividida em duas partes:retilineas e angulares(ou de rotação).

Vibrações retilíneas transmitidas ao homem deveriam ser medidas nas direções apropriadas de um sistema coordenado ortogonal tendo sua origem na localização do coração.

Não se sabe muito sobre os efeitos das Vibrações angulares (ou de rotação)mas na pratica supõe-se na maioria das vezes que o centro de rotação vibratória situa-se suficientemente distante do ponto de aplicação de vibração no corpo, para o movimento resultante ser representado exclusivamente por vibrações de translação.

Local de medição

As medições devem ser feitas o mais próximos possíveis do ponto ou área onde a vibração e transmitida ao corpo Quando existir qualquer elemento elástico, como almofada de assento, é lícito interpor alguma forma de suporte transdutor rígido entre o sujeito e a almofada.Caso nao seja possivel a mediçao de vibraçao as características de transmissão da almofada do assento ou outro elemento elástico devem ser determinadas e levadas em consideração ao calcular-se a vibração real transmitida ao corpo.Nestes casos as caracteristicas devem ser relatadas.

Intensidade de Vibração

A quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com