TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA

...o gestor organizacional tem um grande desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores....

1. Gestão: conceito e os vários papéis do gestor

A palavra gestão vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estratégicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

Gestor é, em tese, o nosso velho conhecido administrador, com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que complementam suas funções ou habilidades e que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

No atual cenário de abundante concorrência, fatores que efetivamente têm peso no processo de Gestão são aqueles relacionados a qualidade, criatividade, racionalização dos processos e, todos, com o propósito de eliminar os desperdícios, entre outros, que visam flexibilização do sistema .

A pessoa que assume o cargo gerencial deve ser um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeados por valores e que representam, no todo, o estilo do gestor.

2. Os imperativos éticos

Observa-se que atualmente há uma exigência acentuada, além de enorme pressão para que os gestores (gerentes, executivos, supervisores), entre outros cargos de chefia, busquem obter o máximo lucro chegando até mesmo a serem estimulados, e em muitos casos de maneira perigosa, a estabelecer uma competitividade interna exagerada. Em geral, os indivíduos trazem em sua formação conceitos sobre princípios, valores e ética, entretanto, por conta das exigências organizacionais, podem sucumbir. Estes agentes, sob a orientação do gestor, têm de encontrar um delicado equilíbrio entre os imperativos éticos e a obtenção do lucro pelo lucro. Muitas organizações, em busca deste equilíbrio, adotam práticas éticas fundamentadas na cultura da empresa e, portanto, internalizadas por todos os agentes e, normalmente são formalizadas por meio de Códigos ou Manuais de Conduta Ética, pois entendem que tal ação contribuirá para o desenvolvimento empresarial sustentável.

3. O trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com