TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Quando falamos sobre comportamento organizacional estamos falando basicamente de tudo aquilo que interfere no comportamento tanto da organização quanto dos grupos e indivíduos. Conhecendo o histórico e a evolução da contemporaneidade poderemos diferenciar a importância do comportamento individual e organizacional. As organizações são formadas por pessoas e grupos e o trabalho toma cada vez mais espaço em nossas vidas haja vista que pelo menos 30 % do nosso tempo está vinculado ao trabalho. Lembrando sempre que as organizações são as pessoas que nelas operam, é a força de trabalho. O comportamento Organizacional nada mais é do que estudo do comportamento , das atitudes, e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções , sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização , seus recursos humanos e objetivos, e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que se refere a sua eficiência , eficácia e efetividade. Podemos dizer que o CO se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

O comportamento geralmente é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. Existem diferenças entre as pessoas. Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.” Ainda segundo o autor, por ser um campo de estudos, torna–se importante analisar três determinantes: indivíduos, grupos e estrutura e aplicando-se os resultados desse estudo nas organizações.

Palavras – chave: Comportamento; relacionamento; habilidades.

ETAPA 1

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento refere se aos atos e atitudes das pessoas na organização. Os administratores enfretarão uma gama de desafios no seculo XXI, em que as emoçoes incidem fortemente nas decisões e contribuiem para flexibilizar as condutas diante das grandes mundanças que ocorrem no processo de globalização. O comportamento Organizacional usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento que normalmente se fariam somente com intuição. Todavia, devido ao fato de que as pessoas são diferentes, precisamos observar o CO em uma perspectiva de contingencia, utilizando variaveis situações para moderar as relações de causa e efeito. Operam no terreno global e devem enfrentar os desafios da competitividade global e a incidencia desde na mudança da conduta do comportamento.

Autor: SOTO, Eduardo

Comportamento Organizacional, CO, é o estudo de individuos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambientes de trabalho, em pequenas e grandes empresas lucrativas ou sem fins lucrativos. O CO ajuda obter maior compreensão do trabalho de si mesmo e de outras pessoas. Tambem pode expandir o pontecial de sucesso da sua carreira nos ambientes de trabalho dinamicos, mutantes, complexos e desafiadores de hoje e do futuro.

Autor: HUNT, James G.Etal

De acordo em pesquisa no site boscotorres o conceito de Sistema ABERTO e FECHADO

SISTEMA FECHADOS: não apresentam intercâmbio com o meio

ambiente que os circunda. Sendo assim, não recebem

nenhuma influência do ambiente e por outro lado não

influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e

nada produzem que seja enviado para fora.

SISTEMA ABERTOS: são os sistemas que apresentam relações de

intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e

saídas. Os sistemas abertos trocam matéria, energia e

informação regularmente com o meio ambiente. São

eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver

devem reajustar-se constantemente às condições do

meio.

bosco.torres@hotmail.com

www.boscotorres.com.br IA_02_CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO-Sistema Aberto Segundo acesso a pesquisa na internet no blog de Jorge Marques define:

SISTEMA FECHADOS nao apresentam intercambio com o meio ambiente interno. São hermeticos não estao sujeitos as influencias ambientais.

SISTEMAS ABERTOS apresentam intercambio com o meio ambiente por intermedio de entradas e saida .Tem uma grande capacidade de adaptação, ajustam-se ao meio ambiete para sobrevivier

ETAPA 2:

PESQUISA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO.

1-Fernanda Januário: São implementos de novos métodos e técnicas dentro de uma organização visando objetivar o crescimento da mesma.

2-Jackellyne Loyane: Qualquer tipo de inovação tem o objetivo de trazer ganhos para a empresa, a meta principal é reduzir custos das áreas administrativas. Devem também resultar na melhoria do local do trabalho, das relações externas e do desenvolvimento dos empregados. O resultado final é melhoria na produtividade do negócio.

3-Josenildo Luz: São métodos novos envolvendo tecnologia que causa mudanças na cultura e comportamento do ser humano.

4-Ana Paula: E um comportamento adotado em uma empresa, ou seja, ao meu entender condiz com a cultura adotada de costumes e hábitos que devem ser respeitados e realizados.

5-Nayane Ribeiro: é o uso ou a atividade de um líder, ou uma pessoa que se destaque entre os demais em um lugar ou empresa, por exemplo, que com suas ideias modificam de alguma forma o que acontece naquele ambiente, sempre inovando, alterando assim, o comportamento das demais pessoas que lá convivem ou trabalhem, caso seja uma empresa, por exemplo.

6-Amauri

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com