TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional  de acordo com o desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada – ATPS.

A organização precisa solucionar problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo. Isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione. Trata-se de uma área do conhecimento humano que é vital para a compreensão do funcionamento das organizações.

Capitulo 1

De uma forma em geral o comportamento organizacional é o comportamento das pessoas dentro das organizações. Tendo como finalidade aumentar a produção, verificar, analisar e interpretar, tendo um maior desempenho de cada ser.

As pessoas e as empresas buscam satisfazer suas intenções para que seja alcançado o equilíbrio organizacional.

As competências organizacionais assumem as seguintes dimensões: Essenciais, Funcionais e Individuais.

Sendo as Essenciais as competências existentes dentro de cada organização. Funcionais, são as competências características de cada um dos departamentos e

Individuais são as competências de cada membro dentro de uma organização.

Quando ocorrem esses desenvolvimentos dentro das organizações tem como resultado o efeito da inovação sendo explorado com sucesso as novas idéias.

Segundo Chiavenato o comportamento organizacional é o comportamento relacionado às pessoas em um devido grupo, onde vários fatores influenciam o comportamento de cada ser.

A empresa estuda o comportamento dos integrantes para obter um resultado favorável a empresa, explorando o máximo do potencial de cada um.

Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como “o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”

Chegamos a uma conclusão que a visão das organizações não são apenas, lucros e sucesso, mas também o desempenho, bem estar, sentimentos, percepções dos trabalhadores, tendo a consciência que sem eles as organizações não funcionam.

Sistema fechado:

Sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra.

Sistema Aberto:

Sistema Aberto é aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não-vida

Quadro Comparativo

Sistema Aberto Sistema Fechado

Pouca previsibilidade no seu comportamento. Elevada previsibilidade no seu comportamento

Entradas e saídas em constante intercâmbio com o ambiente externo. Ausência de comunicação, interação ou conexão com o ambiente externo entradas e saídas limitadas, conhecidas e bem determinadas

Homeostase (entropia negativa ). Entropia

Seres vivos, sociedades, empresas. Objetos físicos

Feedback . Fechado

Conserva Ordem, informação, memória. Conserva matéria e energia

Holístico - Difícil caracterização Mecanicistas – Sistemas mecânicos ou determinísticos

Capitulo 2

Pesquisa realizada com 20 funcionários de diferentes setores da empresa, sendo 10 (dez) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino, com faixa etária entre 24 a 56 anos.

Questionário de avaliação sobre as necessidades de inovação de uma empresa através das opiniões de seus funcionários.

Questionário:

1. Você se sente respeitado pelo seu chefe imediato/coordenador?

2. As condições ambientais do seu local de trabalho são satisfatórias?

3. Você se sente valorizado pela empresa na qual trabalha?

4. O que você entende por inovação?

5. A empresa na qual trabalham te um sistema de melhoria de qualidade abrangente e eficaz, através de pesquisa junto aos funcionários?

6. Como é o relacionamento entres os funcionários da empresa?

Respostas:

1. 70% dos funcionários se sentem respeitados pelo chefe imediato/coordenador 10% se sentem indiferentes, 15% não responderam. 5% se sentem desrespeitados pelos seus superiores.

2. 70% dos funcionários relataram não estarem satisfeitos com as condições ambientais que a empresa oferece e 30% disseram estar satisfeito.

3. 70% dos funcionários relataram não estarem satisfeitos com a valorização que a empresa oferece e 30% disseram estar satisfeito.

4. Quanto à inovação, 80% responderam que é um processo de mudanças/transformações/ações que visam a melhoria das condições de trabalho, funcionamento e qualidade da empresa.

5. 80% dos funcionários relataram que a empresa não possui um sistema de melhoria de qualidade eficaz e abrangente e 20% não souberam responder.

6. 50% consideram o relacionamento entre os funcionários da empresa bom e 50% consideram ótimo.

Existem vários pontos fortes para a inovação. Alguns deles são o ambiente propicio, Recursos Humanos de qualidade, artigos científicos de impacto.

O crescimento tem que ser com solidez. Criando pequenas empresas com firmeza e segurança.

A maioria dos sucessos acontecidos ocorre por ter uma iniciativa individual. As maiores dificuldades alem de estar ligadas aos impostos, estão ligadas também a uma rivalidade para a inovação.

A inovação esta totalmente ligada a qualidade, tendo uma qualificação de pessoas, contando com apoio de governos, amparo aos consumidores e a cooperação da imprensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com