TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Artigo  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA

Curso: Tecnologia em Gestão da Produção industrial

Disciplina: Gerenciamento de Equipes

Aluna: Salete

RA: 3238541826

RESENHA:

JARAGUÁ DO SUL 03/10/2013

RESENHA:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional esta sendo cada vez mais estudado, devido as diversas maneiras que um indivíduo age e reage de forma que pode acarretar insatisfações, critica também curiosidade em entender e explicar o motivo do comportamento. Os estudos do comportamento humano faz com que haja mudança do comportamento do indivíduo pra melhor, porque é difícil conviver com pessoas que estão sempre mal humoradas, as vezes tristes por coisas que ás vezes nem vale a pena se preocupar e acabam expressando mal comportamento diante das pessoas ao seu redor.

O comportamento organizacional vem como objetivo de prever,explicar,entender e mudar o comportamento humano nas empresas e torna-se fundamental, pois são os indivíduos quem tomam as decisões e controlam a aquisição e aplicação de recursos para a sobrevivência da organização.

As pessoas podem ter muitas coisas em comum, porem são muito diferentes entre si, algumas tem comportamentos imprevisível, as vezes alteradas, dizendo palavrões, e isso pode distorcer o objetivo da organização provocando conflitos ou podem agrupar seus talentos e aptidões promovendo um ótimo trabalho em equipe. Isso representa as principais características do ser humano, as diferenças individuais e o comportamento individual, importantes aspectos dentro das organizações.

A partir de estudos de emoções Galeno constatou a existência de diferenças individuais, denominado temperamentos, o qual se define como disposições aplicadas às direções das emoções. Seguiu-se o estudo das atitudes,destacando-se,extroversão,que mais tarde chama-se de dimensões da personalidade e do temperamento. De maneira quase mais evidente as organizações passam a contar com equipes de trabalho, sendo estas formadas por indivíduos com objetivos comuns, porém distintos entre si, seja na cultura,valores,inteligência,caráter ou temperamento. Diante disso, um fator e ser abordado são como trabalhar as diferenças dos indivíduos na formação de uma equipe.

Segundo Marcos(2007),a primeira estratégia é dar um norte a todos pro mesmo horizonte através de regras e procedimentos comuns. Para propor uma equipe produtiva listam-se vários métodos e conceitos como: definir uma linguagem de comunicação comum a todos, para que os indivíduos possam se identificar enquanto o grupo ganhar agilidade, saber usar informações, enriquecer as ideias e assumirem os riscos da maneira equivalente.

Um grupo estabelecido é preciso ter objetivos e gerenciar os conflitos que possam existir. A segunda estratégia refere-se como atender e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com