TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Exames: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Padrão

ATPS – Administração 1ª Série Ciências Contábeis

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CAMPO GRANDE / MS

2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Padrão

CELIA MORAES –

BRUNA CIELEN MORENO BORDIN –

EDILSON MARTINS SANCHES JUMIOR –

Atividade de Prática Supervisionada – ATPS apresentada como atividade avaliativa da disciplina Comportamento Organizacional do curso Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor EAD: Adriano Borges da Cruz e da tutora a distância Ma. Yaeko Ozaki.

CAMPO GRANDE / MS

2013

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO 4

2. EFEITOS DA INOVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

3 . PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE UMA ESQUIPE, ESTILOS DE

ATUAÇÃO DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES 6

4. CONCEPÇÕES DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA, E A RELEVANCIA

DA COMUNICAÇÃO PARA O CONTEXTO 9

5 . CONCLUSÃO 12

6 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por objetivo elucidar as principais estratégias do Comportamento Organizacional dentro de uma empresa. Assim sendo, a partir do artigo indicado pela atividade partimos do seguinte conceito sobre o tal tema. Sampaio1 conceitua que:

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Ainda nesse sentido a autora explica a importância do Comportamento Organizacional da seguinte forma.

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.  

Após as breves elucidações daremos início ao nosso estudo sobre o Comportamento Organizacional, tratando sua importância dentro de uma empresa. Aplicamos para vinte pessoas de diferentes faixas etárias uma pesquisa sobre o conceito de Inovação, desta forma no tópico seguinte elaboramos um relatório sem especificações dos entrevistados, de forma explicativa o texto trata esse assunto mais claro e de fácil compreensão.

2. EFEITOS DA INOVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Para pesquisa cientifica o Brasil possui uma excelência de sobra para empreender, porém não tem muitas forças para inovar, assim sendo, entende-se que para transformar precisa do conhecimento em desenvolvimento econômico apropriado. Castro explica que essa foi:

[...]a análise predominante entre os pesquisadores e líderes empresariais que participaram de um seminário realizado em conjunto pelo Centro de Economia da Criatividade e da Inovação (Ciec, na sigla em inglês) da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, e pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).2

Para tanto é necessário especializar-se na área e trabalhar de forma correta e tentar trazer focas para o nosso País e assim nos trazer grandes benefícios, tanto financeiro quanto cultural. Castro ainda explica em seu artigo que:

“..., o Brasil tem alguns pontos fortes para a inovação: alto investimento em pesquisa básica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos de impacto internacional. Mas a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente é pouco motivante para a inovação. Para criar um cenário encorajador, no qual as empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, é preciso melhorar vários aspectos simultaneamente: é muito difícil abrir uma empresa no Brasil, há uma série de políticas que podem ser modificadas, o sistema de patentes pode ser mais eficiente e o acesso ao capital de risco precisa melhorar,...”

“..., afirma que a falta de ambiente propício deixou o Brasil atrás de países como China e Índia quando se fala em capacidade de transformar o conhecimento em valor. Mas é preciso cuidado ao comparar. É impossível copiar integralmente os modelos desses países. Seria interessante para o Brasil formar mais recursos humanos nos Estados Unidos e Europa, como eles fizeram. Mas não seria boa ideia basear o sistema em produtos de baixa tecnologia, como a China, ou centralizá-lo em poucas áreas, como a Índia", afirmou. Taiwan, com um modelo que consiste em criar pequenas empresas tecnológicas que crescem com solidez, seria um modelo mais apropriado, de acordo com Ryan. Mas o ideal mesmo seria estudar os próprios casos brasileiros de sucesso, como a Embraer ou o agronegócio, e identificar o que há de especial neles."

Ao explicarmos aos nossos entrevistados eles nos direcionaram para o seguinte entendimento. Segundo eles o Brasil mantém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com