TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

ADMINISTRAÇÃO/1° SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Jacareí, 19 de abril de 2011

ETAPA Nº1

 Aula – Tema: Comportamento Organizacional

Definição de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é um campo que estuda o impacto que os indivíduos e a estrutura têm dentro de uma organização. O principal objetivo é solucionar problemas e buscar soluções para as empresas, promovendo assim a cidadania organizacional. É uma ferramenta que ajuda o homem a se ambientar dentro de uma sociedade. Visa uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas, focando as ações e atitudes dos indivíduos ou grupos nos seus ambientes.

Se preocupa com o estudo do comportamento, o desempenho das pessoas, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções. Os pontos que são analisados são: o que as pessoas fazem em uma organização, como o que elas fazem afeta o desempenho de uma empresa e através do estudo feito o que pode ser melhorado em uma organização. Como dizia Drucker, são ficções legais, então, são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficazes e efetivas.

O comportamento organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento, assim compartilhando conceitos com outras várias ciências sociais, sendo algumas delas, a psicologia que ajuda a percepção, concentração, motivação e a aprendizagem do individuo; a sociologia que analisa a tecnologia e estrutura; antropologia que contribui para uma análise cultural dos acontecimentos; e a ciência política que especialmente ajuda a entender o poder e como este é distribuído dentro da organização.

Existem muitos desafios para serem superados, como aprender a trabalhar com pessoas, diferentes culturas, saber compreender e se adaptar com essas diferenças, estimular as inovações e mudanças, melhoria das habilidades humanas, dentre elas, a liderança, treinamento, comunicação eficaz e satisfação com a atividade exercida. Um dos mais importantes desafios diz respeito à quebra de preconceito à raça, etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos, homossexuais, ajudar todos que fazem parte dessa organização alcançar o equilíbrio entre a sua vida pessoal com a profissional, trabalhando a flexibilidade.

Para o sucesso e eficácia desse processo os administradores e executivo precisam desenvolver suas habilidades humanas e interpessoais, pois oferece desafios e oportunidades, aponta para diferenças e ajuda a perceber o valor da diversidade da mão-de-obra e quais as práticas que precisam ser modificadas. Este estudo ainda melhora a qualidade e a produtividade, mostrando aos executivos e administradores como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudanças.

Não há um único conjunto de princípios de uma boa organização, ou um tipo ideal de sistema gerencial que sirva de modelo para a prática administrativa que se deve copiar, o que se deve decorrer é a necessidade, de parte dos executivos e administradores interpretar a situação do mercado e da tecnologia.

Sistema Aberto e Sistema Fechado

A teoria dos sistemas, foi desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding e pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy,tendo o objetivo de sintetizar as idéias comuns a várias disciplinas. É dada ênfase à inter-relação entre os componentes que formam um sistema que é visto como uma totalidade integrada, sendo assim impossível estudar seus elementos de maneira isolada, foi o pensamento de vários cientistas, que entenderam que alguns princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes setores do conhecimento humano. Existe uma ampla gama de tipologias para classificar as variedades de sistemas, analisando pelo ambiente os sistemas podem ser abertos ou fechados:

Sistema Aberto Sistema Fechado

São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não o influenciam.

Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviverem devem reajustar-se constantemente às condições do meio ambiente

Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção exata do termo.

Mantêm um jogo recíproco com as forças do ambiente e a qualidade de sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, aproximando-se de uma operação adaptativa.

Sistemas cujo, comportamento é determinado e programado e que operam com pouco intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente

A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização O termo também é utilizado para os sistemas completamente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas.

A entropia pode ser interrompida, transformando-se em entropia negativa, nos sistemas abertos os inputs (informação, energia, material) provenientes do ambiente externo, permitem que o sistema busque novos rumos e se desenvolva

A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio

ambiente, sempre 1+1 será 2.

ETAPA Nº2

Aula-Tema:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com