TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

Grupos/ Equipes/ Liderança

Trabalho em Equipe:

O Trabalho em equipe pode ser entendido como uma estratégia concebida pelo homem para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador.

Hoje,mais do que nunca, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana. Vários autores têm destacado vantagens do trabalho em equipe sobre o trabalho individual. Apesar deste reconhecimento, constatamos, na prática, muitas dificuldades em realizar o trabalho em equipe. Em parte, isto se deve às diferentes percepções do que seja uma equipe de trabalho. Vejamos algumas definições de equipe:

Equipes Funcionais: Formadas por indivíduos que trabalham juntos, diariamente, em um conjunto de tarefas interdependente.

Equipes Resolutoras de Problemas: Concentram-se em problemas específicos em suas áreas de responsabilidade, desenvolvem soluções potenciais e geralmente detém poder para operarem dentro de limites previamente definidos.

Equipes Cross-Funcionais: Aproximam conceitos e habilidades de pessoas pertencentes a áreas diferentes de trabalho com o objetivo de buscarem soluções para problemas comuns

Equipes Auto-Gerenciadas: Consistem normalmente de empregados que devem trabalhar juntos, diariamente, para fabricar um produto inteiro ou prestar um serviço.

Liderança:

É o processo de desenvolver idéias e uma visão, viver de acordo com valores que dêem suporte a tais idéias e visão, influenciando terceiros a incorporarem-nas em seus próprios comportamentos, bem como tomar decisões difíceis sobre pessoas e demais recursos. O líder é aquele que reflete os atributos específicos da liderança, idéias, visão, valores, influência sobre as demais pessoas com que trabalha, tomando decisões vitais que afetam a vida da organização e de seus subordinados.

O líder eficaz é aquele capaz de transformar idéias e desejos em realidade concreta.

1

Percepção:

Os indivíduos usam o processo perceptivo para prestar atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles.

As pessoas vêem as coisas de maneira diferente. Cada pessoa tem interpretação própria do que arbitrariamente considera ser o mundo real.

Percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas.

É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia. Essa informação é obtida através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. A percepção não é necessariamente igual à realidade, assim como as percepções e respostas de duas pessoas não serão necessariamente as mesmas quando descrevem o mesmo fato.

Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem sentimentos e ação. A percepção é um modo de formar impressões sobre si mesmo, sobre outra pessoa e sobre as experiências diárias da vida. Também constitui um filtro, através do qual a informação passa antes de causar efeito sobre a pessoa.

A percepção trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas no mundo exterior e como agem com base nessas percepções.

Assim sendo, dentro das organizações as reações perceptivas provavelmente variam entre gerentes e ou subordinados.

Efeitos das ações e comunicação a partir da observação analítica da imagem sobre Trabalho em Equipe:

Analisando a imagem podemos concluir que houve falta de comunicação entre a equipe onde gerou uma falha na execução do trabalho.

Casando as informações apresentadas no PLT podemos analisar que também ocorreu uma falta de percepção da equipe na realização da tarefa onde alguns integrantes não estão coesos em buscar solucionar o problema de outra forma.

Contudo também faltou presença de um líder na constituição da tarefa, pois o que ficou claro na imagem é de que o líder não participou da realização do trabalho e planejamento desde o inicio.

Contudo faltou o trabalho em equipe, se tivesse existido uma interação maior entre todos, cada um saberia o que ou estava fazendo e como deveria ser feito. 2

Efeitos das ações e comunicação a partir da observação analítica da imagem sobre Trabalho em Equipe:

3

Trabalho em Equipe

O texto apresentado na ATPS demonstra que trabalhar em equipe é uma necessidade presente no homem desde os primórdios.

A equipe é formada por um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. Ex: Os homens primitivos na busca de seus alimentos. Eles formavam seus grupos de caça, e o objetivo em comum deles era conseguir sua presa e por fim se alimentar dela.

Ainda hoje para a questão de sobrevivência o trabalho em equipe se faz presente, principalmente quando se trata de casos de catástrofes. Mas não somente neste contexto, cada vez mais as empresas tratam desse assunto com mais intenção, pois no mundo competitivo, o trabalho em equipe é primordial para o posicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com